Brasil impõe derrota histórica à Espanha e volta ao Grupo Mundial da Copa Davis

Written By Podio Sport on segunda-feira, 15 de setembro de 2014 | 10:00


.

Bellucci vence Bautista para fechar o confronto e tirar a Espanha da elite após 18 anos




São Paulo, 14 de setembro de 2014 - O Time Correios Brasil conquistou neste domingo uma vitória histórica diante da Espanha, pelo Playoff da Copa Davis por BNP Paribas. O paulista Thomaz Bellucci fechou o confronto ao bater o espanhol Roberto Bautista Agut, número 15 do mundo, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O time brasileiro voltará a jogar o Grupo Mundial da competição em 2015 após dois anos. Uma das grandes potências do tênis mundial, a Espanha é pentacampeã da Copa Davis. Com a derrota para o Brasil, o país europeu está rebaixado para o Zonal Europeu do torneio pela primeira vez desde 1996.

Curiosamente, a última derrota da Espanha na Copa Davis no piso de saibro havia sido também para o Brasil, em 1999, com Gustavo Kuerten e o atual capitão espanhol Carlos Moyá em quadra.

O próximo adversário do Brasil, já pelo Grupo Mundial, será definido na quinta-feira (18), ao meio dia, em sorteio realizado na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.
"É muito mais que uma conquista pessoal, é uma conquista da equipe. Todo mundo é merecedor, todo mundo trabalhou duro. É uma vitória do tênis brasileiro. Representar o tênis brasileiro, da maneira que aconteceu, foi muito gratificante. Hoje, mostramos o valor que temos dentro da quadra", afirmou Thomaz Bellucci, que venceu suas duas partidas, garantindo o triunfo do Brasil.

"É um marco na minha carreira. Pode ter sido uma das vitórias mais emocionantes. Desde que começou nos treinamentos, mentalizei que tinha possibilidade de ganhar os dois jogos. Para mim, o mais difícil, desde a preparação, é administrar o nervosismo, a ansiedade. Depois que consegui administrar, consegui render muito bem", analisou o número 1 do país.

"É um feito e tanto para a gente, vencer a Espanha, que conta com vários jogadores entre os 100 melhores do ranking. Eles vieram com o time mais forte que conseguiram e, mesmo assim, conseguimos ganhar deles", acrescentou o paulista.

A vitória brasileira de 2014 começou a ser construída na sexta-feira, após Bellucci bater Pablo Andújar em uma virada de cinco sets e empatar o confronto. A dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo colocou o Brasil na frente ao superar os espanhóis Marc López e David Marrero no sábado.

Bautista Agut conquistou a primeira quebra da partida e abriu 4/1 de vantagem no set inicial. No entanto, Bellucci engatou uma reação espetacular e venceu quatro games consecutivos para fechar em 6/4. O espanhol não se abalou e levou os três primeiros games do segundo set. O brasileiro chegou a devolver uma das quebras de saque que havia sofrido, mas Bautista conquistou a parcial por 6/3.

Bellucci começou melhor no terceiro set e liderava por 4/1, mas Bautista Agut devolveu a quebra. Em seguida, o brasileiro tomou a frente do placar mais uma vez e venceu a parcial por 6/3. O game crucial do quarto set foi o sétimo, no qual Bellucci salvou cinco break-points antes de confirmar e abrir 4/2. A torcida paulista empurrou o número 1 do país até o último ponto.

Bellucci vibra durante partida

O capitão brasileiro, João Zwetsch, reafirmou a confiança na equipe convocada e enalteceu o feito de ganhar da Espanha, um dos países mais tradicionais no tênis.

"Confio na minha equipe cegamente. Sempre disse isso. Ganhamos da Espanha, só isso. A Espanha é uma máquina de fazer jogadores, um melhor que o outro. E, para todo mundo, desde que aconteceu o sorteio, foi uma luta pessoal diária, constante, se convencer dia após dia que a gente poderia ganhar", afirmou o gaúcho.

"A emoção foi muito grande. Fico muito contente pelos jogadores, que batalham tanto. É sempre uma emoção muito grande quando a gente consegue ganhar de uma equipe como a Espanha. Foi uma vitória muito marcante. Todos são merecedores. A participação da equipe como um todo é fundamental", acrescentou.

Zwetsch aproveitou para elogiar a boa fase vivida por Bellucci, que tem apresentado um alto nível de tênis. "O Thomaz está reencontrando seu bom tênis. É quase uma certeza que, em pouco tempo, ele estará no top 50, que é onde ele merece estar", observou o capitão.

O ex-número 1 do mundo e capitão da Espanha, Carlos Moya elogiou o desempenho de tenista brasileiro. Para o espanhol, a atuação de Bellucci não condiz com o ranking atual.

"Acredito que o nível de Bellucci, hoje, não foi de 83 do mundo. Tivemos que encara um grandíssimo jogador. Ele fez tudo muito bem. Nós tivemos alguns momentos que poderíamos de mudado o rumo do jogo, mas não aconteceu. Só me resta dar parabéns para a equipe brasileira, que foi uma grande vencedora", afirmou.

"Quero apenas dar força para os meus jogadores agora. O momento não é de analisar o futuro da Espanha. Quero continuar na posição e devolver a Espanha aonde ela merece estar, que é no Grupo Mundial", comentou Moya.

O espanhol Roberto Bautista Agut não escondeu a tristeza pela derrota, lamentou as oportunidades desperdiçadas, mas elogio a atuação do número 1 do Brasil.

"A verdade é que este é um momento muito difícil na minha carreira. Mas tenho que parabenizar o Bellucci, que teve uma grande atuação. A chave foi quando ele (Bellucci) conseguiu reverter a a situação de 1/4 no primeiro set e, no terceiro, quando eu tive 4/3 com uma quebra acima. Para mim, estes foram os grandes momentos decisivos na partida", afirmou o tenista número 15 do ranking.

Equipe comemora

A I / DGW Comunicação 
Foto / Marcello Zambrana / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário