Ana Marcela invicta em dia de empate inédito no masculino

Written By Podio Sport on segunda-feira, 22 de setembro de 2014 | 12:18


.

Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas




Brasília/DF - A maratona aquática do Brasil já provou que é uma potência, mas a cada dia vai se fortalecendo mais com a subida de produção no masculino. Ao fim da quarta etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, realizada na manhã deste domingo, 21/09, no Clube Naval de Brasília, Ana Marcela, do Sesi/SP, venceu se mantendo invicta na competição e Allan do Carmo, da Aceb/BA, também, mas desta vez empatado com Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União/DF, e Diogo Villarinho, do Minas Tênis Clube/BH. A competição tem mais duas etapas em Inema/BA, nos dias 13 e 15 de novembro. 

A prova masculina foi a mais disputada de todos os tempos, com os três atletas não conseguindo tomar a dianteira em nenhum momento e batendo juntos no pórtico de chegada. 

- Foi uma prova forte. Comecei me sentindo mal na disputa, mas fui melhorando com o passar do tempo. A gente tentava tomar a dianteira, mas ninguém conseguia disparar o suficiente. Os três estão meio pesados, mas ninguém quer deixar fácil para o outro e isso tornou a briga muito boa. As provas masculinas estão crescendo em resultados para o Brasil. Um vai puxando o outro e a molecada que vem atrás também quer chegar junto e isso só faz o esporte crescer. Que bom! Do contrário não teria graça - analisou Samuel.

Ana Marcela Cunha

Dominando tudo- Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo não estão na liderança das maratonas aquáticas apena no Brasil, mas no mundo. Os dois estão no topo do ranking da Copa do Mundo da Federação Internacional - FINA, após a realização e seis das suas oito etapas. No mesmo ranking, Diogo Villarinho é o quarto colocado e Samuel de Bona, o sexto. A próxima parada será na China, no dia 12 de outubro. 

Em Brasília, Ana (2h04m36s) foi claramente a campeã do feminino, tendo Betina Lorscheitter (2h11m06s) e Gabriela Ferreira (2h11m08s), ambas do Grêmio Náutico União completando o pódio das três primeiras. Em grande fase, ela venceu no último dia sete de setembro a travessia Capri-Napoli batendo o recorde da prova que foi a última das oito etapas do Grand Prix da FINA. Ela nadou os 36 quilômetros da disputa em 6h24m47s, baixando o recorde da prova em sete minutos. 

- Esse ano como não tinha o Campeonato Mundial, que é a competição que a gente foca, nós conseguimos fazer um planejamento e fazer o treinamento em altitude numa época boa. Conseguimos cumprir todas as fases de treinamento para todas as competições. A gente resolveu fazer essa prova porque era um desafio diferente. Penando no Mundial do ano que vem já foi um bom treino. Apesar de estar um pouco cansada, consegui cumprir os objetivos e agora é descansar para viajar pra China daqui 15 dias. Estou indo bem passo-a-passo. A meta agora é terminar bem o ano, com a Copa do Mundo e depois pensar no em Kazan e buscar a medalha e a classificação pras Olimpíadas. É no Brasil e ninguém quer ficar de fora! - explicou. 

Ana faz parte do time do Sesi/SP, que tem uma equipe feminina forte, também falou sobre os últimos resultados obtidos pela nadadoras brasileiras e do fato de várias delas a citarem como exemplo. 

- A gente tem toda uma equipe multidisciplinar, um staff por trás com psicólogo, nutricionista e outros, mas acho que estou influenciando um pouco porque sempre brinco com elas quando falo que elas só nadam 50m, 100m e a gente da maratona aquática treina igual, mas nada muito mais na hora de competir e reclama muito menos. A vaidade das meninas continua a mesma, mas agora a gente não pensa só na prova que a gente nada. Queremos competir e competir bem. Elas falam que eu sou ídolo e tal, mas sempre digo pra ter calma porque tenho muito caminho ainda pela frente. É bom ver que estamos contribuindo de uma forma positiva pro crescimento geral. A gente vê a Poliana na Unisanta, que também é referência lá. O pessoal para pra ver treinar, pra tirar foto e isso é bacana porque motiva a continuar - disse.

Diogo, Samuel e Allan

Novo formato - A partir deste ano, as maratonas aquáticas passaram a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10 km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas. 

Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária. 

Em Brasília, pela Copa Brasil, disputada paralelamente ao Campeonato Brasileiro na distância de 5 quilômetros, Luiz Lima, do Gladiadores, venceu o masculino. No feminino, a primeira foi Suelli Siqueira, da Aceb/BA. 

Resultados anteriores do Brasileiro de Maratonas Aquáticas 

1ª etapa - Porto Belo/SC - 5km
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Samuel de Bona / 3 - Diogo Villarinho
Feminino - 1 - Ana Marcela / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Mariana Serrano Souza

2ª etapa - São Bernardo/SP - 7,5km
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Diogo Villarinho / 3 - Samuel de Bona
Feminino - 1 - Ana Marcela / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Cordeiro

3ª etapa - Angra dos Reis/RJ - 10km - 17/05
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Fernando Pontes / 3 - Luiz Gustavo Barros
Feminino - 1 - Ana Marcella Cunha / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Ferreira

4ª etapa - Brasília/DF
Masculino - 1 - Allan do Carmo, Samuel de Bona e Diogo Villarinho.
Feminino - 1 - Ana Marcella Cunha / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Ferreira

Próximas etapas:
5ª etapa - Brasileiro (7,5km) - 13/11 - Inema/BA
6ª etapa - Brasileiro (5km) e 5ª etapa Copa do Brasil (5km) - 15/11 - Inema/BA


 A I / CBDA
Foto / Satiro Sodré / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário