JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: Duda e Ana Patrícia vencem gêmeas canadenses e são campeãs na China

Written By Podio Sport on quarta-feira, 27 de agosto de 2014 | 02:15


.

Brasileiras marcam nome na história e conquistam o ouro na estreia do vôlei de praia na competição sub-18




A primeira medalha de ouro feminina do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude é do Brasil. Duda e Ana Patrícia venceram de virada as gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara por 2 sets a 1 (21/17, 13/21, 14/16), nesta terça-feira (26.08), e conquistaram o título da competição realizada em Nanquim, na China. No masculino, Arthur Lanci e George Souto terminaram na quinta colocação.

O ouro em Nanquim aumenta ainda mais a galeria de conquistas da sergipana Duda, primeira bicampeã mundial Sub-19 do vôlei de praia. E coroa a dedicação da mineira Ana Patrícia, que tem pouco mais de um ano no esporte e não conseguiu segurar as lágrimas após a partida. Na China, elas foram comandadas pelo técnico Júlio Kunz.

Pódio completo do torneio feminino nos Jogos Olímpicos da Juventude

"Nós lutamos no primeiro set e elas nos venceram com muita facilidade. Nós tivemos uma grande recuperação para ganhar o segundo e o terceiro sets. Nós vamos comemorar hoje e depois vamos para casa celebrar com nossas famílias. É uma sensação incrível", disse Duda após a decisão em Nanquim.

"Não tenho palavras para descrever quão felizes nós estamos. Fizemos nosso melhor e vamos levar o ouro para casa", completou Ana Patrícia.

Brasileiras conquistaram o ouro ao vencerem dupla canadense

A final foi marcada pelo forte equilíbrio, no jogo mais difícil do torneio para as brasileiras. Elas começaram bem a partida e chegaram a abrir 10 a 6, mas as canadenses reagiram e viraram o placar para 13 a 12. Abusando das largadas para evitar o bloqueio poderoso de Ana Patrícia, que tem 1,93m, as gêmeas ampliaram a vantagem e fecharam o set em 21 a 17, justamente em uma largada de Nicole contra o ‘paredão’ brasileiro.

No segundo set, as brasileiras melhoraram o passe e o contra-ataque, além de ajustarem o recou para escaparem das largadas. Os dois times alternaram a liderança no início, até que Duda e Ana Patrícia abriram alguns pontos na frente e se mantiveram impecáveis. As canadenses passaram a cometer alguns erros e a vantagem aumentou cada vez mais: 19 a 12. Duda fechou o set em 21 a 13 após ataque forte no fundo de quadra.

Ana Patrícia disputa bola na rede contra time do Canadá

O tie-break começou com ótima vantagem para as canadenses, que sacavam bem, dificultando a recepção das brasileiras. Foram três pontos seguidos logo no inicio. Duda e Ana Patrícia reagiram e encostaram no placar, reduzindo a desvantagem em um ponto, para 4 a 3. Mas em toque de rede das brasileiras, novamente o cenário ficou complicado: 9 a 6 para Megan e Nicole, que forçavam o saque em Ana Patrícia.

Entraram em cena, porém, os bons saques de Duda. E com um belo ace, as comandadas de Júlio Kunz empataram o placar em 9 a 9. O jogo ficou brigado até o final e as gêmeas chegaram a salvar um match point. Mas em uma largada para fora das canadenses, as brasileiras fecharam o set e o jogo em 16 a 14, garantindo a medalha de ouro.

Ana Patrícia e Duda exibem a medalha de ouro na China

Está é a primeira vez que o vôlei de praia entra no calendário de competições dos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão em sua segunda edição. O Brasil está sendo representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades. O país tem a segunda maior delegação do evento, atrás apenas do país anfitrião, a China. Os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados até a próxima quinta-feira, 28 de agosto.


A I / CBV
Foto / FIVB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário