3x3 DO BRASIL FICA EM 7º NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

Written By Podio Sport on terça-feira, 26 de agosto de 2014 | 02:32







Nanjing, China – A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina de Basquete 3x3 terminou em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China. E a segunda-feira (dia 25) começou com vitória nas oitavas de final. O quarteto formado por Caíque Santana, Felipe Penha, Igor Cabral e Gabriel Ferreira ganhou da China por 12 a 11, mas nas quartas os brasileiros acabaram superados pela Rússia por 12 a 8. No feminino, Mariana Dias, Tayná dos Reis, Mayara Cristina e Letícia Josefino foram derrotadas nas oitavas de final pela Bélgica por 20 a 16 e terminaram na décima quarta posição. 

“Infelizmente acabou o sonho olímpico, mas saímos fortalecidos da competição e com a cabeça erguida. O time masculino teve uma grande recuperação e cresceu durante o torneio. Contra a China fizemos uma partida emocionante e decidida no último minuto. No feminino, apesar da derrota, fizemos um belo duelo contra as belgas, porém não conseguimos tirar o poder delas, que eram os chutes de fora”, analisou o técnico Christiano Medeiros. 

Na última partida da Seleção Masculina contra a equipe da Rússia, o brasileiro Igor Cabral e o russo Vladislav Staratelev foram os cestinhas do duelo com seis pontos.  

“Eles souberam neutralizar o nosso ponto forte no ataque que era o Gabriel, que acabou com dois pontos. Colocaram um jogador do mesmo porte físico em cima dele o tempo todo. O Igor fez uma grande partida, mas não foi suficiente para passarmos para a semifinal. Conseguimos uma colocação muito boa. As equipes que estão na nossa frente são muito fortes e vai ser uma briga boa pelo título”, afirmou Christiano. 

Na derrota para a Bélgica, os destaques brasileiros foram Mayara e Mariana com sete e seis pontos, respectivamente. A belga Aliene Kristine Verelst foi a principal pontuadora do confronto com oito pontos.   
“Tomamos sete bolas de três pontos e erramos cinco lances livres. Se acertássemos esses lances livres, o placar seria outro. Nessas partidas os erros são decisivos. Além disso, não conseguimos neutralizar o jogo belga. Assim como no masculino, o grupo sai fortalecido. Temos duas meninas com 17 anos e uma com 16 anos que ainda podem atuar no Mundial do ano que vem. No geral, o saldo aqui foi bem positivo”, afirmou Medeiros. 

A competição termina nesta terça-feira (26) com as disputas da fase semifinal, medalha de bronze e de ouro.

Em sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude a seleção masculina ficou em sétimo lugar

Yao Ming na Vila 

Os atletas da Vila Olímpica receberam, nesta segunda, a visita do ex-jogador de basquete chinês Yao Ming que atuou na NBA. Com 2,29m de altura, o Embaixador dos Jogos Olímpicos da Juventude esbanjou simpatia entre os atletas de 3x3. 

“Desejo boa sorte para todos os jogadores. Gosto muito do 3x3, mas para alcançar seus objetivos todos devem se dedicar muito nos treinos”, disse Ming. 

Forma de disputa 

De acordo com o regulamento, as 20 seleções, em cada categoria, foram divididas em dois grupos de dez equipes, que na primeira fase jogaram entre si. Os oito primeiros colocados de cada chave se classificaram para as oitavas de final (mata-mata). Os vencedores disputaram as quartas de final, semifinal e final. 

Os Grupos 

Masculino 

Grupo “A”:
Alemanha (4º do ranking), China (17º), Eslovênia (20º), França (12º), Hungria (1º), Indonésia (16º), Lituânia (8º), Polônia (9º), Porto Rico (13º) e Uruguai (5º).
 

Grupo “B”
Andorra (2º do ranking), Argentina (15º), Brasil (6º), Espanha (3º), Guatemala (11º), Nova Zelândia (10º), Romênia (7º), Rússia (19º), Tunísia (18º) e Venezuela (14º). 

Feminino 

Grupo “A”
Alemanha (5º), Brasil (8º), China (2º), Eslovênia (20º), Espanha (4º), Estônia (13º), Holanda (9º), Hungria (1º), Síria (17º) e Venezuela (16º) 

Grupo “B”
Andorra (3º), Bélgica (2º), Egito (5º), Estados Unidos (10º), Guam (19º), Indonésia (14º), República Tcheca (7º), Romênia (11º), Tailândia (18º) e Taipé (6º)

Resultados: http://www.nanjing2014.org/en/en_sports/GamestimeResults.htm 

Seleção Brasileira Feminina
Nome – Idade – Altura – Clube – Naturalidade – Posição no Ranking Brasileiro 

Mariana Moura Queiroz Dias – 16 anos – 1,86m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 7ª do Brasil
Tayná Fernanda dos Reis – 18 anos - 1,70m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 9ª do Brasil
Mayara Cristina Leôncio Marins – 17 anos – 1,73m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 2ª do Brasil
Leticia Cristina Josefino – 17 anos – 1,83m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 1ª do Brasil
Média de idade: 16 anos
Média de altura: 1,78m 

Seleção Brasileira Masculina

Nome – Idade – Altura – Clube – Naturalidade – Posição no Ranking Brasileiro 

Caique do Carmo Cardoso Santana – 18 anos – 1,96m – Esporte Clube Banespa (SP) – SP – 6º do Brasil
Felipe Eduardo Oliveira da Penha – 18 anos – 1,95m – Franca Basquetebol Clube (SP) – SP – 7º do Brasil
Gabriel Jonathan Queiroz Ferreira – 18 anos – 2,07m – Clube de Regatas do Flamengo (RJ) – RJ – 12º do Brasil
Igor Eduardo Pereira Cabral – 18 anos – 1,79m – Tijuca Tênis Clube (RJ) – RN – 4º do Brasil
Média de idade: 18 anos
Média de altura: 1,94m 


A I / CBB
Foto / CBB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário