Red Nose Pro Junior abre Circuito Sul-americano Sub-20 masculino em Baía Formosa

Written By Podio Sport on quarta-feira, 2 de julho de 2014 | 01:11


.

As direitas perfeitas do Pontal de BF vão receber a nova geração na única seletiva brasileira para o Mundial Pro Junior da ASP no litoral sul do Rio Grande do Norte




A batalha pelas vagas da América do Sul para o Mundial Pro Junior da ASP volta a ter uma etapa no Brasil esse ano, com a estreia do Red Nose Pro Junior nos dias 8 a 10 de agosto nas ondas do Pontal de Baía Formosa, cidade do extremo sul do Rio Grande do Norte. As inscrições para o evento que abre a disputa pelo título sul-americano Sub-20 masculino do ASP South America Pro Junior Series 2014, têm que ser feitas online pelo site www.aspsouthamerica.com com prazo até o dia 8 de julho para os ranqueados do ano passado, mas continuam abertas até 6 de agosto para todos os competidores e competidoras com até 20 anos de idade.

O Red Nose Pro Junior será a primeira seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior da ASP que inclui as categorias masculina e feminina. Para as meninas, o ASP South America Pro Junior Series 2014 começa antes, nos dias 19 e 20 de julho no Powerade Pro Junior Damas em San Bartolo, no Peru. Mas a masculina só será iniciada no mês de agosto em Baía Formosa, que pela primeira vez vai sediar uma competição internacional de surfe. As grandes promessas do esporte no Brasil e de outros países da América do Sul vão estar se apresentando nas direitas perfeitas do Pontal de BF no fim de semana do Dia dos Pais. 

F1- Cartaz do evento

O resultado do Red Nose Pro Junior será decisivo na briga pelas quatro vagas no time sul-americano masculino e as duas meninas que vão representar o continente na disputa do título mundial Pro Junior da ASP, que em 2013 foi vencido pelo hoje líder do WCT, Gabriel Medina. Um dos grandes valores da nova geração brasileira atualmente é nativo de Baía Formosa, Italo Ferreira, que completou 20 anos de idade no último dia 6 de maio. Ele já faturou o título sul-americano Pro Junior da ASP South America em 2012, mas não conseguiu ser campeão mundial.

No ano passado, o potiguar não participou da única seletiva realizada no Peru e ficou de fora do Mundial, que pela primeira vez foi realizado no Brasil. Agora é o seu último ano na categoria e tem a oportunidade de iniciar a corrida por uma vaga na seleção sul-americana em casa. Além dele, outros surfistas de Baía Formosa podem se aproveitar do fato de conhecer bem as ondas do Pontal, como Jackson Rodrigues e Israel Junior, entre outros. Depois do Red Nose Pro Junior, tem só mais uma etapa do ASP South America Pro Junior Series 2014 no Peru para definir o campeão sul-americano e os quatro classificados para o Mundial da ASP, nos dias 16 a 20 de setembro em Chicama. 

 F2- Pontal de BF

BAÍA FORMOSA - A cidade de Baía Formosa fica a 96 Km ao sul de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba. A antiga vila de pescadores ganhou fama pela qualidade das ondas do seu litoral, principalmente as do pointbreak de direitas batizado de Pontal, mais conhecido por Pontal de BF. Foi lá que o maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, o paraibano Fabio Gouveia, lapidou o seu surfe para depois brilhar no cenário internacional nos muitos anos que defendeu o país no Circuito Mundial da ASP.

Agora, com a estreia do Red Nose Pro Junior em Baía Formosa, as mesmas ondas do Pontal vão receber mais uma nova geração de surfistas que sonha seguir carreira no WCT. Para marcar o primeiro evento internacional na cidade, a Federação de Surf do Rio Grande do Norte (FESURF RN), presidida por Tunino Borges, vai promover várias atrações durante os três dias do campeonato, como apresentações de outros esportes ligados ao surfe como skate e slackline, além de festas e um show musical no domingo depois das finais da competição. 

F3- Italo Ferreira (BF)

RECORDE DE TÍTULOS MUNDIAIS - Em 2013, o fenômeno Gabriel Medina aumentou para seis o recorde de títulos mundiais verde-amarelos na categoria dos surfistas com até 20 anos de idade. Foi a primeira vez que a decisão aconteceu no Brasil, com Medina fazendo a festa na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). E o atual campeão Pro Junior da ASP, hoje lidera o ranking do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour que define o melhor surfista do mundo.

F4- Jackson Rodrigues (BF)

A supremacia verde-amarela no Mundial Pro Junior da ASP começou com o carioca Pedro Henrique em 2000 no Havaí, depois de dois campeões mundiais do WCT conquistarem os primeiros títulos da categoria para a nova geração do esporte, o havaiano Andy Irons em 1998 e o australiano Joel Parkinson em 1999, que repetiu o feito em 2001. No ano seguinte, a competição não foi realizada e voltou com o Brasil sendo bicampeão com o paulista Adriano de Souza em 2003 com apenas 16 anos de idade e o cearense Pablo Paulino em 2004.

Adriano Mineirinho ainda chegou perto do bi duas vezes, mas quem conseguiu igualar os dois títulos de Joel Parkinson foi Pablo Paulino, ganhando a edição de 2007. A de 2008 foi vencida pelo havaiano Kai Barger, a de 2009 pelo francês Maxime Huscenot e a de 2010 pelo australiano Jack Freestone, até o paulista Caio Ibelli conquistar o quinto título do Brasil no Circuito Mundial Pro Junior de 2011, que começou em Bali na Indonésia, passou pela Praia do Arpoador no Rio de Janeiro e foi encerrado na Austrália.

F5- Israel Junior (BF)

CALENDÁRIO DO ASP SOUTH AMERICA PRO JUNIOR SERIES 2014:
Jul 19-20: 1 Star Feminino - Powerade Pro Junior Damas em San Bartolo - PERU
Ago 08-10: 2 Star Mas+Fem - Red Nose Pro Junior no Pontal de Baia Formosa (RN) - BRASIL
Set 16-20: 2 Star Mas+Fem - Chicama Pro Junior Classic em Puerto Chicama - PERU

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS PRO JUNIOR DA ASP:
2013: Gabriel Medina (BRA) e Ella Willians (NZL) no HD World Junior Championship no Brasil
2012: Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS) em Bali, na Indonésia
2011: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV) na Indonésia, Brasil, Austrália
2010: Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA) na Indonésia e Austrália
2009: Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS) na Austrália
2008: Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA) na Austrália
2007: Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) na Austrália
2006: Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) na Austrália
2005: Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) na Austrália
2004: Pablo Paulino (BRA) na Austrália
2003: Adriano de Souza (BRA) na Austrália
2002: não realizado por falta de datas
2001: Joel Parkinson (AUS) na Austrália
2000: Pedro Henrique (BRA) no Havaí
1999: Joel Parkinson (AUS) no Havaí
1998: Andy Irons (HAV) no Havaí


 ———————————————————————————-
A I / ASP South America / João Carvalho
A I / Red Nose Pro Junior / Agência Cuca - Eliane Pereira
Foto1 / Cartaz / Evento / Divulgação
Foto2 / Eros Sena / Terra Filmes / Divulgação
Foto3 / Fabriciano Jr./ Dendê / Divulgação
Foto4-5 / Levy Paiva / QKOTG / Divulgação
 ———————————————————————————-

0 comentários:

Postar um comentário