'Mais Realizado' vence a classe C30 na abertura da Ilhabela Sailing Week

Written By Podio Sport on terça-feira, 22 de julho de 2014 | 13:33


.

Veleiro de Ilhabela supera vento fraco e favoritos para vencer a competitiva classe C30 na primeira regata da 41ª edição do principal evento náutico da América Latina




Ilhabela (SP) - Em um dia difícil para a maioria dos 130 barcos inscritos na Ilhabela Sailing Week, o Mais Realizado superou o vento fraco aproveitando a experiência da tripulação bem entrosada e acostumada aos ‘atalhos’ das raias de Ilhabela. Correndo na competitiva classe C30, o veleiro local venceu a Regata Toque-Toque por Boreste com uma milha (1.8 km) de vantagem sobre o segundo colocado Relaxa Next Caixa. 

Aérea da largada

"Mesmo com todas as dificuldades foi um dia super legal para nós", relatou Mário Buckup, timoneiro do barco vencedor. "Até chegar a Toque-Toque, mantivemo-nos em terceiro ou quarto lugar. Na hora de contornarmos a ilha, fizemos um trajeto bem rente e com um rumo mais curto pudemos ultrapassar os adversários. Arriscamos e deu certo, mas tivemos sorte também", afirmou Buckup com humildade. A C30 conta com sete barcos.
 

"Na volta optamos por velejar junto à costa de São Sebastião e nos demos bem novamente. O ambiente tranquilo a bordo e a regulagem das velas ajudaram o barco a ganhar velocidade", analisou Buckup, bicampeão pan-americano da classe Lightning. "Essa vitória nos motiva ainda mais para as regatas barla-sota (boia a boia) a partir de terça-feira. Vamos comemorar hoje (domingo) porque amanhã é dia de treino". O Mais Realizado superou os favoritos CA Technologies, campeão em 2013 e o Zeus Team, também de Santa Catarina e que chegou na terceira colocação. 

Mais Realizado venceu a C30

Prevaleceu a lógica na HPE - A classe HPE disputou a Regata Renato Frankenthal, no mesmo percurso da C30 e dos barcos menores da RGS. O atual campeão Ginga, de Ilhabela, confirmou o favoritismo em meio a uma flotilha de 22 veleiros. Cruzou a linha de chegada à frente do Artemis e do Take Ashauer, ambos também de Ilhabela. O Fit to Fly, vice em 2013, foi o quinto na prova de abertura da Ilhabela Sailing Week. 

"Com um vento que mal chegou a oito nós (14 km/h), foi um anda e para o tempo todo. Começou na direção sul e depois virou para leste", relatou Henrique Haddad, o Gigante, timoneiro do Fit to Fly. "Cruzamos a linha cinco minutos antes do horário limite, 17h". O velejador carioca, em campanha olímpica para o Rio 2016 na classe 470, chegou a pensar que a regata poderia ser anulada por falta de luz natural. A HPE não possui luzes de navegação e apenas oito veleiros chegaram dentro do prazo estabelecido. 

Ginga confirmou favoritismo

Sem vento, retorno é antecipado - A Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com 60 milhas náuticas (110 km), foi árdua para os alguns dos barcos que teriam de contornar o arquipélago, devido à falta de vento, o que provocou várias desistências. "Diante da situação adversa, a tripulação do Miragem, do Rio de Janeiro, optou por retornar mais cedo ao Yacht Club de Ilhabela. "Entramos em um buraco de vento e não tínhamos como recuperar. Ficamos parados na Ponta da Sela (extremo sul de Ilhabela), com vários barcos ao redor e não havia como sair do canal para chegar lá fora, no vento leste", justificou o timoneiro Fábio Bodra.  

A tripulação do Miragem, assim como outras que enfrentaram a calmaria, preferiram evitar o desgaste para priorizar os treinos nesta segunda (21), dia livre para os velejadores que só voltam a competir na terça-feira. O Tapioca, de Paraty, também retornou sem chegar a Alcatrazes. "O vento estava muito fraco, Não valia a pena ficar insistindo. Para não perdermos o dia, ligamos o motor e fomos dar um passeio próximo à Alcatrazes. Começamos a festa mais cedo", comentou cansado, porém, bem humorado, Vitor Oliveira, proeiro do Tapioca.

Flotilha de C30

Regata principal - A Comissão de Regatas estava preparada para receber os barcos que seguiram a Alcatrazes até durante a madrugada desta segunda-feira (21). No início da noite deste domingo, apenas três embarcações da classe S40 haviam cruzado a linha de chegada ao sul de Ilhabela. O vencedor foi o Carioca, conduzido por André Mirsk. O segundo colocado, o Pajero Mitsubishi, com André "Bochecha" Fonseca no leme, concluiu o percurso 3min32 depois. O terceiro foi o Crioula, com Samuel Albrecht, a 53mi13 do ganhador.  

A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes.

Carioca venceu a Regata Alcatrazes por Boreste

Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week 21/7 - segunda-feira
Dia livre para todas as classes
 

22/7 - terça-feira
12h - Regatas Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
17h - Premiação - Regata Alcatrazes
20h - Coquetel dos comandantes
 

23/7 - quarta-feira
10h - Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
17h - Confraternização e música ao vivo no YCI
 

24/7 - quinta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Prêmio Revista Iate - sede do ICS
 

25/7 - sexta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Premiação por Equipes - Show com a banda Tom Cats
 

26/7 - sábado
12h - Regatas finais para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.
 

Programação cultural na Vila 21/7 - segunda-feira
22h - Brothers of Brazil
 

22/7 - terça-feira
22h - Zeca Baleiro
 

23/7 - quarta-feira
20h - Tributo a Luiz Gonzaga
Cinema: "Gonzaga, de Pai para Filho"
Show: Chambinho do Acordeon
 

24/7 - quinta-feira
22h - Bamboa Samba Club
 

25/7 - sexta-feira
19h - Cinema: Documentário "Mar Me Quer", de Isabella Nicolas
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci
 

26/7 - sábado
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci
 

site oficial : ilhabelasw.com.br  


 A I / ZDL
Foto / Marcos Méndez / SailStation / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário