Izabela, Thiago e Núbia sonham com a briga por medalhas no Mundial Juvenil

Written By Podio Sport on quarta-feira, 23 de julho de 2014 | 00:58


.

Os jovens atletas carregam na bagagem experiência em grandes competições internacionais e estão confiantes em chegar à final em Eugene




São Paulo - Izabela Rodrigues da Silva, Thiago do Rosário André e Núbia Aparecida Soares, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, disputam o Mundial Juvenil de Eugene, nos Estados Unidos, sonhando em brigar pelo pódio. Apesar da pouca idade - apenas 18 anos -, competições internacionais não são novidade para eles. Izabela e Núbia já disputaram Mundiais da categoria Menor, enquanto Thiago carrega a experiência de um Pan-Americano Juvenil.

Thiago, que treina no grupo do técnico Adauto Domingues, ao lado do maratonista Marílson Gomes dos Santos, já compete nesta terça-feira (22/7) - a partir das 15h45 (de Brasília), disputa as eliminatórias dos 1.500 m. Está inscrito, ainda, nos 800 m, mas o foco principal é a distância mais longa, em que tem a sétima marca do mundo este ano, 3min40s59, também recorde sul-americano juvenil.

"Estou confiante em fazer uma boa prova, ainda mais que tenho a companhia do meu treinador aqui. Para a minha categoria, a competição mais importante do ano é o Mundial. Acho que vai ser como uma Olimpíada... Fui prata no Pan-Americano Juvenil do ano passado, em Medellín, mas agora a adrenalina deve ser muito maior", imagina Thiago. "O Adauto disse que eu tenho de estar bem preparado, porque posso pegar uma série fraca, uma série em que os adversários deixem para correr no final ou uma série absurda já no início. E estou bem preparado, sim!"

O técnico Adauto Domingues acredita que Thiago chegue à final dos 1.500 m. "O primeiro objetivo é ser finalista. Depois, ser o primeiro não-africano na prova, deixando para trás americanos e europeus. Por último, melhorar o resultado pessoal dele, de 3min40s59. E, se depois de tudo isso ainda vier uma medalha, será maravilhoso", diz o treinador.

F1- Thiago é recordista sul-americano juvenil dos 1.500 m

"Chumbo grosso"

Adauto reconhe que a tarefa de Thiago não será fácil. "É sempre muito complicado brigar com africanos, eles são bons mesmo. Basta ver o ranking juvenil. O primeiro é um queniano, Ronald Kwemoi, que tem 3min31s48. Com essa marca, ele teria sido campeão mundial adulto em Moscou, no ano passado (o campeão em Moscou foi o também queniano Asbel Kiprop, com 3min36s28). O Thiago sabe que vem chumbo grosso pela frente, mas está tranquilo", diz Adauto.

Thiago também vai correr os 800 m, mas Adauto prefere não estabelecer metas para a distância. "Os 800 m vão depender de como ele vai terminar os 1.500 m, como vai reagir, são provas muito duras... Vai depender muito do momento", finaliza o treinador.

Assim como Thiago, Izabela Rodrigues da Silva está inscrita em duas provas em Eugene: lançamento do disco e arremesso do peso (é recordista sul-americana Menor nas duas). "A expectativa é que ela seja finalista no disco e no peso e que brigue por medalha no disco", avalia o treinador João Paulo Alves da Cunha, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "No peso, a competição será mais acirrada, chegar ao pódio será mais difícil."

Izabela, sexta do ranking mundial juvenil do disco (55,32 m), não é novata em Mundiais - em 2011, disputou o Mundial de Menores de Lille (FRA). "Tinha índice para o peso e lá me falaram para competir no disco também, fiz as duas provas. Já melhorei meus resultados em competições internacionais e tomara que agora seja assim também", diz a atleta, que disputa a qualificação do disco nesta quinta-feira (24/7), a partir das 14 horas (de Brasília), pensando em passar para a final. "Trabalhei para alcançar 56 m, 57 m, pelo menos. Já no peso, acho que consigo arremessar a 17 m." A qualificação do peso será nesta sexta-feira (25/7), dia também da final do disco.

Em Donetsk

Núbia Aparecida Soares é outra jovem atleta do Clube BM&FBOVESPA que já tem na bagagem participação em um Mundial Menor - foi quarta colocada no salto triplo em Donetsk/2013, com 13,60 m. Líder do ranking brasileiro juvenil da prova, com os 13,68 m do título do GP Internacional de Uberlândia, em maio, Núbia também tem condições de chegar à final em Eugene.

"Minha expectativa é que ela bata seu recorde pessoal, o que pode levá-la bem longe neste Mundial. A Núbia tem uma cabeça muito boa e isso ajuda na hora de disputar uma grande competição", ressalta o técnico Neilton Moura, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Núbia disputa a qualificação do salto triplo nesta quinta-feira (24/7), a partir das 16h05 (de Brasília).

F2- Izabela vai disputar também o peso em Eugene

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrapé de Jornalismo 
Foto1 / Osvaldo F. / Contrapé / Divulgação
Foto2 / Fernanda Paradizo / CBAt / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário