Izabela mostra ouro inédito no retorno do Mundial Juvenil de Eugene

Written By Podio Sport on quarta-feira, 30 de julho de 2014 | 01:02


.

Atleta do Clube BM&FBOVESPA ganhou o título no lançamento do disco, mas só vai descansar após o Troféu Brasil - no fim de semana faz arremesso do peso no Ibero-Americano




Izabela mostra a medalha de ouro que trouxe do Mundial Juvenil de Eugene
 São Caetano do Sul - Izabela Rodrigues da Silva, campeã mundial juvenil no lançamento do disco, desembarcou em São Paulo no fim da manhã desta terça-feira (29/7) e, apesar de cansada da viagem de 23 horas desde Eugene, nos Estados Unidos, foi ao Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul, para mostrar a inédita medalha de ouro ganha por uma brasileira na competição. Izabela lançou a 58,03 m, levou o título, foi para o topo do ranking mundial e bateu o recorde brasileiro duas vezes na competição (na qualificação já havia quebrado a marca, com 55,96 m).  

Izabela chegou ao CT acompanhada por Thiago do Rosário André, que ficou com dois quartos lugares, nos 1.500 m e nos 800 m, com melhor marca da carreira (1min46s06), e de Alex Aparecido Soares, da Categoria de Formação do Clube, que ficou em 19º no decatlo. 

Izabela só vai festejar com os pais, Luiz e Elaine, que a trouxeram de Adamantina para São Caetano do Sul para tentar o sonho do atletismo quando tinha de 14 para 15 anos, depois do Troféu Brasil, em outubro. O descanso também vai ficar para mais tarde. No fim de semana, disputa o Ibero-Americano de São Paulo, na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, o Ibirapuera - no arremesso do peso, que será neste domingo (3/8), às 9h10.

Izabela sonha com participação nos Jogos Olímpicos
do Rio/2016
No começo, todos os esportes 

Nascida em Adamantina, interior de São Paulo, criança agitada, Izabela fazia os esportes aos quais era apresentada na Escola Durvalino Grion, estimulada pelo "professor Pedro". Futsal, handebol e, no atletismo, lançamento do dardo e do martelo e até, conta rindo, saltos em distância e em altura, antes de ir para o lançamento do disco e o arremesso do peso. "Tinham aqueles jogos da escola - vai lá e ganha pontos para nós... Eu ia e ganhava. Eram competições divertidas, eu gostava." Na ACREA, a Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina, com o técnico Domingos do Carmo Rocetão, passou a treinar suas provas, duas vezes por semana. "Nem sei como o João Paulo (o técnico João Paulo Alves da Cunha) me descobriu porque nem Brasileiro eu disputava." 

O treinador João Paulo Alves da Cunha disse que conheceu Izabela por indicação do técnico Aristides Junqueira, o Tide, do bicampeão mundial Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "O Tide havia falado que tinha uma menina no Interior arremessando o peso longe. Entrei em contato com o Domingos, que eu já conhecia, mas de quem não me lembrava, e ele me disse: 'Estava esperando sua ligação'. Em seguida, ela já veio. Faz cinco anos", contou. Izabela chegou para treinar no IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), núcleo de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA em São Caetano do Sul. 

A estrutura que encontrou no Clube "é muito diferente" do que tinha em Adamantina. "Eu não tinha estrutura. Mudou de mais ou menos para muito melhor", disse Izabela. "Quando ela estava lá no interior era mais uma brincadeira. Hoje ela tem pista, material, técnico, acompanhamento de uma comissão multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, massagista, nutricionista, psicóloga e assessoria de imprensa). Esse tipo de coisa faz muita diferença na construção de uma medalha como essa do Mundial", acrescentou João Paulo. 

Questionada se gosta mais do peso ou do disco, Izabela riu e disse: "Agora, acho que estou gostando mais do disco"... Gostava mais do peso até a semana passada? "Depende da posição em que fico na competição", respondeu, ainda rindo. "Onde ganha, gosta, é bem assim...", completou o técnico João Paulo.  

Izabela Rodrigues, que completa 19 anos no dia 2 de agosto, cumpriu todas as etapas como atleta juvenil - foi campeã mundial, pan-americana, sul-americana, recordista brasileira juvenil e sul-americana menor no lançamento do disco. É, ainda, campeã sul-americana juvenil e recordista sul-americana menor no arremesso do peso. João não descartou a possibilidade de Izabela estar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 - são três atletas por prova. Mas observou que essa geração que foi ao Mundial Juvenil é "para os Jogos de 2020". 

O primeiro teste de fogo para Izabela, segundo João Paulo, será a qualificação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. "São duas vagas para três atletas com potencial de disputar o Pan", finalizou João Paulo. 


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


 A I / Contrapé de Jornalismo
Foto / Osvaldo F. / Contrapé / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário