ESQUADRA ESPANHOLA REFORÇA BRASIL NO SUL-AMERICANO DA VENEZUELA

Written By Podio Sport on terça-feira, 15 de julho de 2014 | 23:37


.

São Paulo, SP – A Seleção Brasileira Adulta Masculina já está na Venezuela para a disputa do 46º Campeonato Sul-Americano, de 24 a 28 de julho, na Ilha de Margarita. Para conseguir seus objetivos na competição, a equipe nacional comandada pelo técnico José Alves Neto contará com a experiência de três jovens jogadores que atuam no basquete da Espanha: os armadores Raul Togni Neto e Rafael Luz e o ala-pivô Augusto Lima, todos com 22 anos.

Jogando ao lado e contra alguns dos melhores jogadores do mundo, onde a Liga ACB é considerada a segunda mais competitiva do planeta, os brasileiros conquistaram espaço e hoje são estrelas em suas equipes. A esquadra espanhola ainda conta com a experiência do pivô Rafael Hettsheimeir, de 28 anos, que na temporada passada jogou pela Unicaja/Málaga, mas que retornou ao Brasil para defender o Paschoalotto/Bauru (SP).

O mineiro Raulzinho que atua no Gipuzkoa Basket, de San Sebástian, falou sobre a experiência adquirida nesses três anos atuando na Espanha.

“Posso garantir que me transformei em um jogador mais experiente. Foi onde entendi melhor o jogo e aprimorei minha leitura da partida, sem falar na melhoria individual. A Liga ACB é uma das melhores do mundo e essa oportunidade contribuiu bastante para o meu crescimento profissional", analisou o armador escolhido pelo Utah Jazz no Draft da NBA em 2013.

Sobre as disputas do Sul-Americano, Raulzinho garantiu que a seleção está bem tecnicamente e fisicamente. “A equipe está forte e aguerrida. Treinamos bastante e estamos prontos para o Sul-Americano. Vamos disputar jogos amistosos na Venezuela que irão fechar a preparação com chave de ouro. Queremos buscar mais um título para o Brasil”, concluiu.

Irmão caçula de três jogadoras de basquete – Helen, Silvinha e Cinthia –, Rafael Luz será um importante jogador na Seleção Brasileira na Venezuela. O paulista que há oito temporadas atua em solo espanhol defende o Rio Natura Monbus, de Santiago de Compostela.

"Toda a minha experiência de basquete foi obtida jogando na Espanha. Fui muito jovem para lá e foi aonde aprendi tudo que sei. Espero continuar jogando em alto nível e ajudar o meu Brasil. Fizemos uma boa preparação em São Paulo que estará completa com os amistosos na Venezuela para sermos campeões”, declarou Luz.

O carioca Augusto Lima também há oito temporadas na Europa, falou sobre sua experiência no basquete espanhol.

“Foi muito bom todo esse tempo que tenho vivido na Espanha. Jogo com campeões olímpicos e mundiais. Essa é uma grande experiência para o desenvolvimento de qualquer jogador de basquete”, destacou o ala/pivô que defendeu a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico das Américas, em 2011.

Lima destacou ainda sua motivação para as disputas do Sul-Americano. “Estou muito contente de estar entre os escolhidos para defender o Brasil na competição. Vou dar meu máximo para conquistarmos o título. Quem sabe é a oportunidade de conquistar uma vaga entre os 12 jogadores que vão para a Copa do Mundo da Espanha. Gostaria muito de jogar na Espanha, mas dessa vez pela seleção”, finalizou. 

A Seleção contará com a experiência de três jovens jogadores que atuam no basquete da Espanha: Rafael Luz, Augusto Lima e Raulzinho Neto
Campeonato Sul-Americano 

No Campeonato Sul-Americano da Venezuela, o Brasil está no grupo “A” e terá como adversários na primeira fase o Paraguai (24 de julho), o Equador (25) e a Argentina (26). Na chave “B” estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados estão classificados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano. 

Seleção Brasileira
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4. Arthur Luiz Belchor Silva – Ala – 31 anos – 2,00m – Brasília (DF) – DF 5. Rafael Freire Luz – Armador – 22 anos – 1,88m – Rio Natura Monbus (Espanha) – SP 6. Raul Togni Neto – Armador – 22 anos – 1,84m – Gipuzkoa Lagun Aro (Espanha) – MG 7. Carlos Alexandre do Nascimento (Olivinha) – Ala/Pivô – 31 anos – 2,03m – Flamengo (RJ) – RJ 8. Vitor Alves Benite – Ala/Armador – 24 anos – 1,90m – Flamengo (RJ) – SP 9. George Frederico Torres Homem Chaia (Gegê) – Armador – 23 anos – 1,88m – Flamengo (RJ) – RJ 10. Jefferson William Rodrigues Antonio – Ala/Pivô – 31 anos – 2,07m – São José (SP) – SP 11. Rafael Hettsheimeir – Pivô – 28 anos – 2,08m – Unicaja Málaga (Espanha) – SP 12. Rafael Ferreira de Souza – Pivô – 26 anos – 2,09m – Pinheiros (SP) – MG 13. Augusto Cesar de Lima Brito – Pivô – 22 anos – 2,06m – CB Múrcia (Espanha) – RJ 14. Leonardo Simões Meindl – Ala – 21 anos – 2,00m – Franca Basquete (SP) – SP 15. Cristiano Silva Felício – Pivô – 22 anos – 2,08m – Flamengo (RJ) – MG 

Comissão Técnica
Administrador: Mariano Bicego
Técnico: José Alves Neto
Assistentes técnicos: Demétrius Ferracciu e Rodrigo Carlos da Silva
Preparador físico: Diego Maroja Falcão
Fisioterapeuta: Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva 

Programação

– Torneio Internacional de Barquisimeto
Local: Barquisimeto (Venezuela)
Período: 16 a 18 de julho
Seleções participantes: Brasil, Equador e Venezuela 

– Torneio Internacional de Puerto de La Cruz
Local: Puerto de La Cruz (Venezuela)
Período: 20 e 21 de julho
Seleções participantes: Brasil, Equador, Uruguai e Venezuela. 

– 46º Campeonato Sul-Americano da Venezuela
Local: Ilha de Margarita (Venezuela)
Período: 24 a 28 de julho

24 de julho – Brasil x Paraguai
25 de julho – Brasil x Equador
26 de julho – Brasil x Argentina
27 de julho – Fase Semifinal
28 de julho – Rodada Final
29 de julho – Retorno ao Brasil


A I / CBB
Foto / CBB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário