Disputa por equipes é novidade da Ilhabela Sailing Week

Written By Podio Sport on quarta-feira, 2 de julho de 2014 | 01:35


.

Equipes serão formadas por quatro barcos das classes ORC e RGS, oferecendo mais uma oportunidade de competir aos inscritos na 41ª Ilhabela Sailing Week




São Paulo (SP) - Os inscritos nas classes ORC e RGS para correr as regatas da 41a Ilhabela Sailing Week, de 19 a 26 de julho, poderão competir por equipes, além das disputas tradicionais entre tripulações. A primeira equipe, Indaiá/YCI, foi formada por iniciativa de velejadores do Yacht Club de Ilhabela (YCI), sede do evento, com a finalidade de proporcionar mais emoção aos participantes da principal regata da América Latina. 

O quarteto terá como competidores os tripulantes dos barcos Orson e Fantasma, ambos da classe ORC e do YCI, e pelos RGS Kanibal (YCI) e Jazz, tradicional veleiro de Ilhabela. "É um pontapé inicial para criarmos um torneio interclubes ou inter-regional, mas neste ano não haverá nenhuma exigência em relação aos clubes de origem ou à procedência geográfica das embarcações", explica o comandante do Orson, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, também diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela. 

F1- Jazz em Ilhabela

As inscrições para a formação das equipes estão abertas e são gratuitas para os veleiros já inscritos na Ilhabela Sailing Week. Devem ser feitas pelo e-mail vela@yci.com.br, até 19 de julho, com nome da equipe, dos quatro barcos e o comandante responsável. "Queremos estimular o pessoal de outros estados e países a formarem suas equipes. Será uma disputa diferente. Vamos acabar torcendo para barcos que costumam ser adversários", enfatiza Kalu. As regras serão aplicadas conforme as Instruções de Regata da 41ª Ilhabela Sailing Week e regulamento específico para a disputa por equipes. 
 
Serão computadas as regatas válidas para as duas classes, ORC e RGS, até 25 de julho. Será considerada campeã a equipe que, na somatória dos barcos, obtiver o menor número de pontos perdidos. Na cerimônia de premiação, no dia 26, receberá o Troféu Eric Tabarly, de posse transitória, em homenagem ao navegador francês vencedor da tradicional Ostar, há exatos 50 anos, em 1964, regata inglesa em solitário, a bordo do lendário Pen Duick II, um dos mais famosos veleiros de oceano em todos os tempos. 

F2- Orson, da Equipe Indaiá/YCSA
 A 18 dias da abertura, a Ilhabela Sailing Week conta com 120 barcos inscritos e mais de 800 velejadores. "O sucesso desta edição já está garantido. Queremos fazer um evento melhor do que em 2013 e, no próximo ano, aprimorar ainda mais em relação a 2014", reforça Kalu, certo de que a novidade da competição por equipes irá contribuir também para acentuar o espírito de confraternização que toma conta do Yacht Club de Ilhabela a cada temporada de julho.

A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes. As inscrições estão abertas no site oficial (www.ilhabelasw.com.br) e seguem até 13 de julho.  
 
Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week

19/7 - sábado
9h - Abertura da secretaria - confirmação das inscrições no YCI, entre 9h e 23h.
15h - Cerimônia de Abertura da 41ª Ilhabela Sailing Week
20h - Coquetel de abertura para todos os participantes no Yacht Club de Ilhabela

20/7 - domingo
10h - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil
Classes e Divisões: ORC (A e B), IRC, S40, C30, BRA-RGS (A e B)
10h10 - Regata Renato Frankenthal
Classes e Divisões: HPE25 e Star - regata treino (não soma pontos para a ISW e Sul-Americano)
10h20 - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste 
Classes e Divisões: ORC C, RGS C e Cruiser (ou barcos

21/7 - segunda-feira
18h - Premiação Fita Azul
Entrega de prêmios no Yacht Club de Ilhabela aos primeiros colocados em cada categoria nas regatas de percurso do dia 20/07.

22/7 - terça-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes - exceto Clássicos)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

23/7 - quarta-feira
11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

24/7 - quinta-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

25/7 - sexta-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela* 

26/7 - sábado
12h - Regatas finais (todas as classes)
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.
21h30 - Encerramento (festa para todos os participantes)


* Pode haver mudança de horário em virtude do término das regatas.
 
 

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br 


A I / ZDL
Foto1 / Edu Grigaitis / Balaio / Divulgação
Foto2 / Aline Bassi / Balaio / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário