CIRCUITO MUNDIAL: Fê Berti/Taiana conquista o ouro e Ju/Maria Elisa é bronze no Grand Slam de Haia

Written By Podio Sport on segunda-feira, 21 de julho de 2014 | 22:33


.

Conquista da dupla que se juntou há menos de um mês veio no tie-break, contra alemãs Holtwick e Semmler




Fernanda Berti e Taiana com a medalha de ouro do torneio de Haia
Um ano atrás, Fernanda Berti via pela televisão Talita e Taiana conquistarem o Grand Slam de Haia no Circuito Mundial. O tempo passou, o mundo deu voltas, e neste domingo (20.07), após menos de um mês de parceria, foi a vez de Fernanda Berti e Taiana subirem ao posto mais alto do pódio em Haia. As brasileiras venceram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1 (21/16, 16/21, 15/12) e conquistaram a segunda medalha de ouro do país no torneio.

Para completar a festa brasileira, na disputa da medalha de bronze, Juliana e Maria Elisa conseguiram a revanche sobre as tchecas Kolocova e Slukova e completaram o pódio, ampliando vantagem na liderança do ranking da temporada. O primeiro ouro do Brasil no Circuito Mundial 2014 havia sido no Open do México, com Ágatha e Bárbara Seixas.

"Esse é um título importante, mais importante ainda para um novo time, com uma nova parceira. Estou muito feliz, parabenizo a dupla alemã também pela partida. Estou muito contente porque é um novo desafio. Ano passado eu venci aqui com a Talita e agora tenho uma nova parceira e estou muito feliz com esse time", disse Taiana após a conquista.

"No ano passado eu estava em casa, no meu sofá, assistindo ao jogo final pela televisão e desejando muito estar aqui. E agora eu estou aqui e fui campeã, eu nem acredito", comemorou Fernanda Berti, que até junho jogava ao lado de Elize Maia.

Brasileiras no pódio do torneio feminino no Grand Slam de Haia, na Holanda

O Jogo
As brasileiras começaram bastante atentas na partida, com ritmo forte. Uma sequência de erros de ataque do time alemão e bons bloqueios de Fernanda Berti fez o time do Brasil abrir 10 a 5 no placar. Holtwick e Semmler conseguiram equilibrar a partida e empataram em 12 a 12, mas Taiana teve ótima passagem no saque, com dois aces, e a própria cearense fechou o set em ataque perfeito no fundo da quadra: 21/16.

No segundo set, Holtwick e Semmler voltaram melhor, forçando mais o saque e criando mais dificuldades para o contra-ataque das brasileiras. Fernanda Berti e Taiana passaram a maior parte do set quatro pontos atrás da dupla alemã, que errou pouco e fechou em 21/16 com um ataque de Semmler no corredor.

O tie-break começou disputado ponto a ponto, no momento mais equilibrado do jogo. As brasileiras chegaram a abrir 7 a 4, mas o time alemão virou para 8 a 7. Fernanda Berti e Taiana não perderam o controle e continuaram pontuando, virando o placar e fechando a partida em 15/12 após ótima largadinha de Taiana, em 55 minutos de duração.

O título do Grand Slam de Haia garante à dupla brasileira 800 pontos no ranking da temporada do Circuito Mundial 2014, além de uma premiação de 70 mil dólares. Este foi o primeiro ouro de Fernanda Berti no torneio internacional, enquanto Taiana já havia vencido outros cinco Grand Slams ao lado da ex-parceira Talita.

Juliana e Maria Elisa após vencerem a disputa do bronze
Bronze para Juliana e Maria Elisa
Eliminadas pelas alemãs na semifinal, Juliana e Maria Elisa entraram em quadra querendo reverter as derrotas para o time tcheco neste Circuito Mundial. Kolocova/Slukova haviam vencido as brasileiras na final do Grand Slam de Berlim e na disputa do bronze no Grand Slam de Gstaad. Desta vez, porém, Juliana e Maria Elisa controlaram a partida e não deram chances, marcando 2 sets a 0 (21/13, 21/14), em 35 minutos.

Foi o quarto pódio das brasileiras em nove etapas que elas disputaram neste Circuito Mundial. Com o terceiro lugar, Juliana e Maria Elisa somam mais 640 pontos e chegam aos 4.320 na liderança do ranking da temporada, além de ganharem um prêmio de 40 mil dólares.

Haia é o sexto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. A próxima parada da competição acontece no Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, de 22 a 27 de julho.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2014:

Open de Fuzhou
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Xangai
Ágatha/Bárbara Seixas - bronze

Open de Puerto Vallarta
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata

Grand Slam de Moscou
Talita/Taiana - prata

Grand Slam de Berlim
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - bronze

Grand Slam de Stavanger
Ricardo/Álvaro Filho - prata

Grand Slam de Gstaad
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Haia
Fernanda Berti/Taiana - ouro

PRÓXIMAS ETAPAS DO CIRCUITO MUNDIAL 2014:
22 a 27/07 - Long Beach (EUA) - Masculino/Feminino - GRAND SLAM
29/07 a 3/08 - Klagenfurt (Áustria) - Masculino/Feminino - GRAND SLAM
19 a 24/08 - Stare Jablonki (Polônia) - Masculino/Feminino - GRAND SLAM
23 a 28/09 - Brasil - Masculino/Feminino - GRAND SLAM
7 a 12/10 - Xiamem (China) - Masculino/Feminino - OPEN
28/10 a 2/11 - Parana (Argentina) - Masculino/Feminino - OPEN
4 a 9/11 - Doha (Qatar) - Masculino - OPEN
25 a 30/11 - Chennai (Índia) - Masculino/Feminino - OPEN
3 a 7/12 - La Reunion (França) - Masculino - OPEN
9 a 14/12 - Durban (África do Sul) - Masculino/Feminino - OPEN


A I / CBV
Foto / FIVB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário