CAIQUE SANTANA RUMO AOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

Written By Podio Sport on sábado, 12 de julho de 2014 | 11:34


.

São Paulo, SP – Sexto colocado no ranking brasileiro da FIBA do Basquete 3x3, o ala Caíque Santana faz parte da equipe nacional que irá disputar os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China, de 16 a 28 de agosto. O paulista de 18 anos e 1,96m integra a Seleção Brasileira juntamente com Felipe Penha, Igor Cabral e Gabriel Ferreira. Os quatro foram escolhidos pelo técnico Christiano Medeiros após a Seletiva Nacional, no Rio de Janeiro. 

“Teremos muita dificuldade na competição, mas estamos preparados. Argentina e Espanha são nossos principais concorrentes, mas também tem a China que joga em casa. Temos que fazer o nosso jogo para conseguirmos as vitórias e brigar pelo título”, afirma o ala. 

Aos 12 anos por ser um dos mais altos da turma, Caíque recebia convites dos amigos da Escola Municipal Presidente Epitácio Pessoa, no Parque Cruzeiro do Sul, zona leste de São Paulo, para bater uma bolinha nos intervalos e nas aulas de Educação Física. Seu professor na época, Alexandre Ramos, que foi atleta amador de basquete, sempre incentivou o jovem a seguir na carreira. 

“Ele era um professor de Educação Física diferenciado. Não recebia por isso e ensinava por amor ao esporte. O Alexandre me influenciou bastante e devo muito a ele pelo que sou hoje”, destaca Caique. 

Depois de dois anos participando de colegiais, onde se sagrou campeão em 2012, Santana passou em um teste para atuar no Clube Esportivo da Penha (SP). Aos 14 anos se transferiu para o Corinthians (SP) e desde então defendeu as equipes da Hebraica (SP) e do Círculo Militar (SP). Atualmente joga no Sub-19 do Banespa (SP). 

A mudança do basquete tradicional para o 3X3 aconteceu no ano passado quando Caíque disputou o Tour Nacional, no Rio de Janeiro. De lá para cá, ele não perde uma oportunidade de disputar um torneio da modalidade. 

“Sempre que fico sabendo de uma competição de 3X3 em São Paulo, eu quero participar. No início, eu estranhei por causa da diferença nas regras. Mas agora já estou acostumado. Comecei minha carreira como pivô e por mostrar versatilidade mudei para ala no Banespa. Isso me ajuda também no 3x3”, explica. 

Pensando no futuro, o atleta pretende fazer vestibular para Educação Física ou Fisioterapia. “Ainda estou na dúvida. Mas uma coisa é certa: Vou conciliar uma das carreiras com o basquete”, diz Caique. Já dentro de quadra, ele tem como ídolo Oscar Schmidt. “Ele é um exemplo. Maior pontuador do mundo. Tive a oportunidade de conhecê-lo numa palestra no ano passado no SESC da Consolação”, destaca Caíque.  

A Seleção Brasileira feminina será formada por Mariana Dias, Tayná dos Reis, Mayara Cristina e Letícia Josefino. O Basquete 3x3 fez a estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura 2010 e o Brasil terminou na sexta posição. 

Igor Cabral e Caíque Santana defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude
Forma de disputa 

De acordo com o regulamento, as 20 seleções, em cada categoria, foram divididas em dois grupos de dez equipes, que na primeira fase jogam entre si. Os oito primeiros colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final (mata-mata). Os vencedores disputam as quartas de final, semifinal e final. 

Os Grupos
Masculino 

Grupo “A”:
Alemanha (4º do ranking), China (17º), Eslovênia (20º), França (12º), Hungria (1º), Indonésia (16º), Lituânia (8º), Polônia (9º), Porto Rico (13º) e Uruguai (5º)
 

Grupo “B”
Andorra (2º do ranking), Argentina (15º), Brasil (6º) , Espanha (3º), Guatemala (11º), Nova Zelândia (10º), Romênia (7º), Rússia (19º), Tunísia (18º) e Venezuela (14º)
 

Feminino 

Grupo “A”
Alemanha (5º), Brasil (8º) , China (2º), Eslovênia (20º), Espanha (4º), Estônia (13º), Holanda (9º), Hungria (1º), Síria (17º) e Venezuela (16º)
 

Grupo “B”
Andorra (3º), Bélgica (2º), Egito (5º), Estados Unidos (10º), Guam (19º), Indonésia (14º), República Tcheca (7º), Romênia (11º), Tailândia (18º) e Taipé (6º)
 

Seleção Brasileira Feminina 

Nome – Idade – Altura – Clube – Naturalidade – Posição no Ranking Brasileiro
Mariana Moura Queiroz Dias – 16 anos – 1,86m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 7ª do Brasil
Tayná Fernanda dos Reis – 18 anos - 1,70m – Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) – SP – 9ª do Brasil
Mayara Cristina Leôncio Marins – 16 anos – 1,73m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 2ª do Brasil
Leticia Cristina Josefino – 16 anos – 1,83m – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ – 1ª do Brasil
Média de idade: 16 anos
Média de altura: 1,78m
 

Seleção Brasileira Masculina 

Nome – Idade – Altura – Clube – Naturalidade – Posição no Ranking Brasileiro
Caíque do Carmo Cardoso Santana – 18 anos – 1,96m – Esporte Clube Banespa (SP) – SP – 6º do Brasil
Felipe Eduardo Oliveira da Penha – 17 anos – 1,95m – Franca Basquetebol Clube (SP) – SP – 7º do Brasil
Gabriel Jonathan Queiroz Ferreira – 18 anos – 2,07m – Clube de Regatas do Flamengo (RJ) – RJ – 12º do Brasil
Igor Eduardo Pereira Cabral – 18 anos – 1,79m – Tijuca Tênis Clube (RJ) – RN – 4º do Brasil
Média de idade: 17,8 anos
Média de altura: 1,94m 


A I / CBB
Foto / Gaspar Nóbrega / Inovafoto / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário