Atletas dos núcleos de Formação do Clube BM&FBOVESPA encaram desafio do primeiro Mundial

Written By Podio Sport on segunda-feira, 21 de julho de 2014 | 22:52


.

Alex Aparecido Soares, do IEMA, no decatlo, e Edvânia dos Santos Araújo, da ARPA, no lançamento do dardo, estreiam em Eugene já nesta terça-feira (22/7)




Alex: "Vou tentar sempre fazer melhor do que o cara ao lado"
 São Paulo - Ansioso. É como se sente Alex Aparecido Soares, de 19 anos, às vésperas da estreia em seu primeiro Mundial. O decatleta do IEMA, de São Caetano do Sul, um dos três núcleos de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, disputa a prova a partir desta terça-feira (22/7), no Mundial Juvenil de Eugene, nos Estados Unidos, disposto a fazer o seu melhor. O mesmo pensamento embala Edvânia dos Santos Araújo, de 18 anos, lançadora do dardo da ARPA, o núcleo de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA em São José do Rio Preto. 

"Com certeza, vou encontrar muita gente forte, mas isso também vai me motivar. Quem sabe eu também não consiga melhorar bastante?", diz Alex, que não vai deixar a ansiedade atrapalhar seu desempenho. "Não digo que vou ganhar medalha, mas vou tentar sempre fazer melhor do que o cara ao lado."  

Segundo colocado no ranking brasileiro juvenil do decatlo, com 7.341 pontos, Alex começou no atletismo aos 14 anos, já nas provas combinadas. Chegou ao IEMA em meados de 2013, vindo de Guariba, no interior de São Paulo, para treinar com o técnico Edemar Alves dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que se entusiasma ao falar do pupilo. "O Alex tem muito pouco tempo de treino, a gente percebe que ele faz tudo mesmo na base do talento, tem um potencial enorme."  

Em 2013, já no IEMA, Alex fez uma competição e obteve índice para o Brasileiro Juvenil, mas sofreu uma lesão uma semana antes e ficou parado até o fim do ano. Voltou aos treinos em 2014 para ser campeão juvenil interclubes, campeão juvenil interseleções e campeão juvenil da Copa Brasil de Provas Combinadas, em que fez o índice para Eugene.  

"O Alex não tinha nenhuma noção de salto com vara e já conseguiu saltar 4,20 m, uma boa marca. Também nunca tinha feito lançamento do disco. No octatlo, as provas combinadas da categoria Menor que ele disputava antes, não tem salto com vara nem disco. Mas está aprendendo direitinho, presta bastante atenção nas instruções, é um menino inteligente, um diamante bruto para ser trabalhado devagar", comenta Edemar. "E como Menor ele não conseguiu ter um período contínuo de treinos e competições. Teve de interromper a carreira para trabalhar, pois não tinha como se manter financeiramente."  

Segundo o treinador, Alex não tem a obrigação de ganhar medalha em Eugene. "Mas tem a obrigação, sim, de ir lá e fazer o seu melhor. É nisso que ele tem de pensar. Espero que fique entre os dez primeiros na prova, que já seria uma boa colocação pelo tempo de trabalho, com um resultado entre 7.341 pontos, sua melhor marca, e 7.500 pontos.

Edvânia: sonho realizado
Sonho realizado
A exemplo de Alex, Edvânia dos Santos Araújo colecionou títulos importantes este ano. Foi campeã brasileira juvenil interclubes e interseleções e lidera o ranking brasileiro juvenil do lançamento do dardo, com 52,51 m, o índice para o Mundial, que conquistou em um Campeonato FPA Adulto, em março.
 

A pernambucana de Petrolina começou aos 12 anos no atletismo - antes, jogava handebol. Experimentou salto em distância, corrida, arremesso do peso... Por fim, escolheu o lançamento do dardo, que um amigo já praticava. Ainda era da categoria Mirim quando disputou sua primeira competição - lançou a 35 m, venceu e ficou empolgada.  

Edvânia chegou à ARPA em 2010. Em 2013, conquistou a medalha de prata no Sul-Americano de Juvenis, em Resistência, na Argentina, com 50,12 m. Na época, conquistar o índice para o Mundial já parecia um sonho possível. "O índice no dardo para o Mundial de Barcelona, em 2012, foi 49 m. Achei que conseguiria superar essa marca e consegui! Agora, é fazer o meu melhor e tentar um bom resultado em Eugene", garante Edivânia. 

Programação em Eugene
Alex e Edvânia entram em ação já nesta terça-feira (22/7), primeiro dia de competições em Eugene. A partir das 14h05 (de Brasília), Edvânia disputa a qualificação do lançamento do dardo. Para Alex, as provas do decatlo - 100 m, salto em distância e arremesso do peso - começam às 14h25 (de Brasília). A partir das 21h15 (de Brasília), o decatleta disputa o salto em altura e os 400 m.
 

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br 


A I / Contrapé de Jornalismo 
Foto1 / Fernanda Paradizo / CBAt / Divulgação
Foto2 / Contrapé / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário