Tropa de elite nacional na maior disputa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, em BH

Written By Podio Sport on sexta-feira, 23 de maio de 2014 | 15:05


.

Pinheiros, Pé de Vento e Cruzeiro terão fundistas de destaque na prova deste domingo (25), na capital mineira




São Paulo - Última grande prova no eixo São Paulo-Rio-Minas antes da parada para a Copa do Mundo de futebol, a etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA concentra as mais fortes equipes de corrida do Brasil. Adriana Aparecida da Silva, do Pinheiros, Giovani dos Santos, da Pé de Vento, e Giomar Pereira, do Cruzeiro, estão entre os 38 fundistas que farão da disputa deste domingo (25) a maior da temporada até agora. A prova terá largada às 8 horas na Praça da Pampulha, com percursos de 5 km e 10 km.

F1- Largada da prova em 2013

"O Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA é o maior circuito brasileiro de corridas de rua. Além disso, Belo Horizonte é uma das últimas provas importantes antes do recesso da Copa, e fica a apenas 380 km da nossa sede, em Petrópolis, o que facilita a viagem", justifica Henrique Vianna, treinador da carioca Pé de Vento, que terá nove fundistas na disputa. "Este é o terceiro ano que contamos com o patrocínio da CAIXA, e estamos reformulando a equipe, trazendo novos atletas. O percurso plano da Pampulha, que favorece a busca por tempos baixos, será ideal para fazer uma avaliação deles."
 
F2- Giovani dos Santos
Entre os atletas da Pé de Vento estará Giovani dos Santos, bronze nos 10.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara/2011. Vencedor da etapa noturna do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Uberlândia, no último dia 3, Giovani chega à capital mineira como favorito. "O Giovani é hoje o maior fundista do Brasil", crava Henrique Vianna. "Ele está no mesmo nível dos africanos e estou apostando numa disputa de alto nível técnico, em Belo Horizonte. O objetivo é se preparar para buscar os índices para o Pan-Americano de 2015 e para o Mundial de Atletismo, nos 10.000 m e na maratona."

A possibilidade de disputar uma prova de alto nível técnico, com os principais fundistas das corridas de rua no Brasil, além dos africanos, também chamou a atenção do Pinheiros. "Não teremos outra prova forte como a do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Belo Horizonte, antes da parada para a Copa. A corrida chega quase no encerramento do primeiro semestre, o que caiu como uma luva para o Pinheiros", aponta Cláudio Castilho, técnico da equipe paulista, que levará quatro atletas de ponta para a disputa na capital mineira.

F3- Adriana Aparecida da Silva
Destaque do clube, Adriana Aparecida da Silva, campeã pan-americana de maratona, é a favorita ao pódio na elite feminina. "A Adriana está vindo da Maratona de Boston (21/4) e começou a disputar provas mais curtas, como preparação para a Maratona de Berlim, em setembro. Seguindo esse planejamento, ela competiu na Tribuna 10k, em Santos, no último domingo, e agora vai para a corrida em Belo Horizonte", explica Castilho. 

Força mineira - Com equipes tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro na disputa, cabe ao Cruzeiro a responsabilidade de colocar Minas Gerais no topo do pódio. Para tanto, terá na prova deste domingo (25) dois de seus principais fundistas: Giomar Pereira, hexacampeão brasileiro de corridas de rua (2006, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013), e Altobeli Santos, campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2013. "Os dois estão muito bem, prontos para defender o título em Belo Horizonte", destaca o técnico Alexandre Minardi. "O Cruzeiro é o clube mais competitivo do País, participa de cinco a seis provas por semana e sempre vai ao pódio. As outras equipes estão de olho em nós, querem nos derrotar em casa. Por isso, esta será a disputa mais dura do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA."

F4- Cláudio Roberto Souza, padrinho

 

Herói do Atletismo em Belo Horizonte - Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 com a equipe brasileira de revezamento 4x100 m, Cláudio Roberto Souza será o padrinho do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Belo Horizonte. O ex-velocista participará de duas palestras na sexta-feira (23). De 9h30 às 11 horas, conversará com as crianças da escola Maria Clara Machado (Rua Mangueira, 101-A, Botafogo - Ribeirão das Neves). Entre 16 horas e 17h30, terá encontro com os jovens que treinam no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Av. Alfredo Camarete, s/n - São Luiz). No domingo (25), o medalhista dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.






F5- Giomar Pereira
Ação social - Para estimular a prática do atletismo, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também criou, nesta temporada, uma campanha de doação de tênis usados, em bom estado, que deve beneficiar atletas sem recursos em todas as cidades pelas quais a competição passa. Com o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", a ação quer conscientizar os participantes de suas etapas a dar um novo destino aos seus calçados aposentados. Em Belo Horizonte, a doação deve ser feita no dia da prova (25), na tenda de retirada de chip. Os pares arrecadados serão destinados à Casa do Corredor.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já passou por Salvador (13/4), Uberlândia (3/5) e Campo Grande (11/5). Depois de Belo Horizonte, ainda terá provas em Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8),Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.


Mais informações em www.circuitocaixa.com.br


A I / Local da Comunicação / Divulgação
Foto1 /  Daniel Pereira / adorofoto / Divulgação
Foto2 / Fernanda Paradizo / adorofoto / Divulgação
Foto3-5 / Luiz Doro / adorofoto / Divulgação
Foto4 / CBAt / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário