Tiro com arco brasileiro conquista primeira medalha em um mundial

Written By Podio Sport on quarta-feira, 21 de maio de 2014 | 20:51


.

No caminho até a decisão, a dupla brasileira eliminou os Estados Unidos, medalha olímpica em Londres, o Canadá e o México, atual campeão pan-americano




O Brasil conseguiu um inédito resultado para o tiro com arco nacional. Isso porque, Sarah Nikitin e Marcus Vinícius, de apenas 16 anos, conquistaram medalha de prata, em dupla mista, na final da etapa colombiana da Copa do Mundo da modalidade. O duelo foi neste domingo (18), contra a Coreia do Sul, país referência no esporte. O tiro com arco brasileiro nunca conseguiu uma medalha em mundial.

Marcus Vinícius em ação

No caminho até a decisão, a dupla brasileira eliminou os Estados Unidos, medalha olímpica em Londres, o Canadá e o México, atual campeão pan-americano. Sarah Nikitin e Marcus Vinícius foram contemplados pela Bolsa Atleta Pódio, pois estão entre os 20 melhores do ranking mundial. Logo na primeira rodada, os brasileiros enfrentaram os americanos, cabeças-de-chave número 1 da competição. Na dupla americana, Brady Elison, prata nas Olimpíadas de Londres e ouro no Mundial do ano passado, vitória brasileira, com direito a três rodadas quase perfeitas, com 38 pontos em 40 possíveis. 

Nas quartas, o triunfo brasileiro foi contra o Canadá, que contava com Crispin Duenas, bronze no Mundial de 2013. Na semi-final, a vitória foi contra o México, que tinha na equipe a vice campeã olímpica Aida Román. Na final, o duelo foi com os melhores do mundo, os sul-coreanos, que tinham na dupla o atual campeão olímpico Jun Hyek. Melhor para os coreanos, que ficaram com o título. 

O pódio

No individual, Marcus ficou na quinta posição e Sarah em nono. 

Sarah Nikitin e Marcus Vinícius
O tiro com arco brasileiro nunca esteve tão bem. Marcus tem apenas 16 anos e já figura entre os principais atletas do mundo enquanto Sarah, um pouco mais velha, 25, já tem experiência de disputar vários mundiais e dois Jogos Pan-Americanos. A modalidade é a grande favorita para trazer uma medalha olímpica inédita, em 2016. 

A Copa do Mundo de Tiro com Arco é a mais importante da modalidade e é composta por quatro etapas classificatórias e uma final. As iniciais são na China (já realizada), Colômbia (realizada), Turquia (10 até 15 de junho) e Polônia (1º até 5 de agosto). A grande decisão será na Suíça, nos dias 5, 6 e 7 de setembro.


A I / CBTARCO
Foto / CBTARCO / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário