Tetracampeão mundial de Paracanoagem faz avaliação física na UP

Written By Podio Sport on sexta-feira, 30 de maio de 2014 | 20:09


.

Na última terça-feira, 27 de maio, o curso de Educação Física da Universidade Positivo promoveu um encontro que contou com a presença de Fernando Fernandes de Pádua, tetracampeão mundial de Paracanoagem.  A carreira do atleta no esporte começou em 2009, após sofrer um acidente de carro que o deixou paraplégico. De lá para cá, acumulou quatro títulos mundiais. Na ocasião, Fernandes foi recebido pelos alunos apoiadores do projeto de Extensão Iniciação à Paracanoagem e, além do bate-papo, participou de uma avaliação física com Maria de Fátima Fernandes Vara, professora do curso de Educação Física da UP e classificadora funcional internacional da Federação Internacional de Canoagem.
 
Para a avaliação do atleta, foi utilizado um equipamento inovador desenvolvido pelo acadêmico Leonardo Kaminski, do curso de Engenharia da Computação, supervisionado pelos professores José Carlos da Cunha e Giancarlo França. Trata-se de um software elaborado a partir da plataforma livre de desenvolvimento do Kinect, que consiste no sensor de movimento utilizado no videogame Xbox.
 
 
 
 
De acordo com a professora Fátima, a participação dos estudantes e professores do curso de Engenharia da Computação da UP tem sido extremamente significativa nos projetos de avaliação funcional desenvolvida pela Educação Física. “Esse processo de desenvolvimento de tecnologia é muito importante, pois agrega valor ao paradesporto”, afirma. A ferramenta foi utilizada pela primeira vez no ano passado, no Campeonato Brasileiro de Paracanoagem.
 
Também participaram do encontro a aluna de Fisioterapia Patrícia Túlio, que fez a avaliação respiratória, orientada pela professora Juliana Londero; o ex-aluno de Educação Física Leonardo Maiola, hoje supervisor da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem; Izabella Romanetto, do Centro de Inclusão da Universidade Positivo; Edisom Brum, professor do curso de Medicina da UP; Zair Candido de Oliveira Neto, coordenador do curso de Educação Física da UP e Maria Lorena Oyanadel, residente de Medicina Física e Reabilitação da Universidade do Chile, que está no Brasil para conhecer os projetos de paradesporto da UP e parceiros. Além disso, estiveram presentes o coordenador do Centro Esportivo da UP, Wilson Menoncin, e ex-alunos do curso de Educação Física.
 
Essa foi a terceira vez que Fernando Fernandes veio à Universidade Positivo. A primeira foi em 2012, quando ministrou uma palestra para os acadêmicos de Educação Física, e a segunda no ano passado, para participar do Canoagem Solidária, projeto criado por ele próprio. No segundo semestre de 2014, deverá acontecer a segunda edição do evento. A próxima ação do curso de Educação Física da Universidade Positivo está marcada para os dias 2, 3 e 4 de junho, quando a professora Fátima participará de uma reunião em Lausanne, na Suiça, para discutir a temática da classificação funcional da paracanoagem e apresentar os equipamentos desenvolvidos em parceria com o curso de Engenharia da Computação.
 
 
 
 
A I / CBCa
Foto / CBCa / Divulgação
 
 

0 comentários:

Postar um comentário