Surfistas de 21 países se inscreveram para disputar o Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime

Written By Podio Sport on sexta-feira, 16 de maio de 2014 | 20:12


.

O limite de 96 participantes para a primeira etapa com status "Prime" da temporada 2014 foi ultrapassado por quase trinta inscritos que ficarão de fora aguardando improváveis ausências para competir nas ondas poderosas da Praia de Itaúna em Saquarema




O Brasil continua sendo a capital mundial do surfe até a próxima semana. Depois de promover a quarta etapa da corrida pelo título do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour na capital carioca, o estado do Rio de Janeiro agora vai sediar a primeira prova com status "Prime" da temporada 2014. O Quiksilver Saquarema Prime que neste ano será apresentado pela Powerade, é o primeiro com pontuação máxima para o ranking do ASP Qualifying Series, que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT. A batalha pelos 6.500 pontos em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, começa na terça-feira e vai até domingo nas ondas poderosas de Itaúna, também conhecida como o "Maracanã" do surfe brasileiro.

A procura para competir em Saquarema foi tão grande que ultrapassou em quase trinta nomes o limite de 96 participantes nas etapas do ASP World Prime. Um total de 125 surfistas de 21 países se inscreveu para o Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime e os estrangeiros são maioria, 87 contra 38 brasileiros. O maior contingente vem da Austrália com 21 competidores, seguido pelos Estados Unidos com dezoito, Havaí com onze e França com sete. Depois, tem Portugal e Espanha com quatro inscritos cada, com três a África do Sul, Nova Zelândia e Japão, com dois o Peru e a Argentina e nove países terão um representante na Praia de Itaúna, Chile, Porto Rico, Costa Rica, Indonésia, Irlanda, Marrocos, Taiti, Ilhas Canárias e Guadalupe.

Raoni Monteiro

METADE DA ELITE DA ASP - Dos integrantes da elite atual do Samsung Galaxy ASP World Tour, metade fez inscrição no Quiksilver Saquarema Prime. A seleção verde-amarela no WCT 2014 estava completa, mas Gabriel Medina alegando problemas particulares e Miguel Pupo em tratamento dentário, cancelaram suas participações. Mesmo assim, os cinco brasileiros capitaneados pelo líder do ranking do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza, são maioria entre os quinze surfistas do grupo dos top-34 que vão participar do primeiro ASP World Prime do ano na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Além de Mineirinho, estão confirmados o também paulista Filipe Toledo, o carioca Raoni Monteiro que mora em Saquarema, o catarinense Alejo Muniz e o potiguar Jadson André. Também permaneceram no Brasil depois do Billabong Rio Pro para competir no Quiksilver Saquarema Prime, os australianos Matt Wilkinson que já faturou o título na Praia de Itaúna em 2012, Adrian Buchan, Mitch Crews e Dion Atkinson, os norte-americanos Brett Simpson e o campeão mundial de 2001, C. J. Hobgood, o havaiano Sebastian Zietz, o francês Jeremy Flores, o português Tiago Pires e o espanhol do País Basco, Aritz Aranburu.

Willian Cardoso

INVENCIBILIDADE AUSTRALIANA - Além de comparecer com o maior pelotão estrangeiro, a Austrália defende uma invencibilidade porque vem conquistando o caneco de campeão em Saquarema desde que a etapa ganhou o status "Prime", classificação da ASP para as praias com ondas "world class" como as de Itaúna. O primeiro a vencer foi Kai Otton na decisão contra o local da cidade, Raoni Monteiro, em 2011. Otton foi finalista novamente em 2012, mas perdeu o título para Matt Wilkinson. E no ano passado, o campeão foi Mitch Coleborn batendo o francês Marc Lacomare na última bateria do Quiksilver Saquarema Prime.

Antes de se tornar uma etapa do ASP World Prime, os catarinenses dominaram o pódio quando o evento era nível 6 estrelas. A "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro ficou seis anos sem receber uma prova do Circuito Mundial da ASP. A última havia sido em 2002, quando foi realizada a última edição da etapa brasileira do WCT no estado antes da mudança para Santa Catarina. O retorno de Saquarema ao cenário internacional aconteceu em 2009 e Neco Padaratz festejou o primeiro título do ASP 6-Star em Itaúna superando o paulista Hizunomê Bettero na grande final. No ano seguinte, a decisão foi 100% catarinense com Willian Cardoso derrotando Marco Polo na última vitória brasileira na Praia de Itaúna.

Wiggolly Dantas

ASP WORLD PRIME - Além do Quiksilver Saquarema Prime apresentado pela Powerade, apenas mais sete praias no mundo receberam o status Prime da ASP para oferecer o máximo de pontos - 6.500 - na disputa pelas dez vagas para o Samsung Galaxy ASP World Championship Tour do ano que vem. A próxima etapa com premiação de 250 mil dólares como a de Saquarema será em Ballito, de 30 de junho a 6 de julho na África do Sul. Depois, tem o prestigiado US Open of Surfing de 26 de julho a 3 de agosto em Huntington Beach, Califórnia, que no ano passado foi vencido pelo brasileiro Alejo Muniz.

Mitchel Coleborn

Outro catarinense, Tomas Hermes, vai defender o título no quarto ASP Prime do ano nas Ilhas Açores, em Portugal, nos dias 2 a 7 de setembro. O quinto também é em Portugal e no ano passado foi vencido por outro brasileiro, Jadson André, em Cascais, de 7 a 11 de outubro. Depois vem uma novidade da ASP South America no calendário deste ano, São Paulo Prime na Praia de Maresias, em São Sebastião, de 3 a 9 de novembro no litoral norte paulista, última parada antes das duas etapas da Tríplice Coroa Havaiana que fecham o ranking do ASP Qualifying Series em Haleiwa e Sunset Beach, de 12 de novembro a 6 de dezembro na ilha de Oahu.

Matt Wilkinson

O Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Powerade, Quiksilver, Peugeot e Barra GR Higiene e Limpeza, além do apoio da CCR Via Lagos, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento é homologado pela ASP South America como primeira etapa do ASP World Prime 2014 com premiação de 250 mil dólares valendo 6.500 pontos no ranking do ASP Qualifying Series e será transmitido ao vivo pelo www.aspworldtour.com 

Praia de Itaúna

GALERIA DOS CAMPEÕES DAS ETAPAS DA ASP EM SAQUAREMA:
2013: Mitchel Coleborn (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2012: Matt Wilkinson (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2011: Kai Otton (AUS) no Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime
2010: Willian Cardoso (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro
2009: Neco Padaratz (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro
2002: Taj Burrow (AUS) no WCT Mundial Coca-Cola de Surf
1997: Victor Ribas (BRA) no ASP 4-Star Reef Classic

RELAÇÃO DOS 125 INSCRITOS NO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME - dividida por países:

BRASIL - 38 surfistas - os top-34 do WCT Adriano de Souza (SP), Filipe Toledo (SP), Alejo Muniz (SC), Raoni Monteiro (RJ) e Jadson André (RN), além de Willian Cardoso (SC), Wiggolly Dantas (SP), Hizunomê Bettero (SP), Heitor Alves (CE), Jessé Mendes (SP), Messias Felix (CE), David do Carmo (SP), Thiago Camarão (SP), Tomas Hermes (SC), Jean da Silva (SC), Caio Ibelli (SP), Krystian Kymerson (ES), Peterson Crisanto (PR), Ricardo dos Santos (SC), Flavio Nakagima (SP), Leonardo Neves (RJ), Bernardo Pigmeu (PE), Alex Ribeiro (SP), Marco Fernandez (BA), Ian Gouveia (PE), Sidney Guimarães (SP), Thiago Guimarães (SP), Wesley Leite (SP), Bino Lopes (BA), Matheus Navarro (SC), Halley Batista (PE), Alan Donato (PE), Luel Felipe (PE), Tales Araujo, Simão Romão (RJ), Deivid Silva (SP), Phillippe Chagas (SP), Lucas Silveira (RJ)

AUSTRÁLIA - 21 inscritos - Adrian Buchan, Matt Wilkinson, Mitch Crews e Dion Atkinson da elite dos top-34 da ASP, além do defensor do título em Saquarema, Mitch Coleborn, Yadin Nicol, Nathan Hedge, Tom Whitaker, Jay Thompson, o bicampeão mundial Pro Junior da ASP, Jack Freestone, Matt Banting, Ryan Callinan, Wade Carmichael, Davey Cathels, Cooper Chapman, Stuart Kennedy, Saxon Lumsden, Connor O´Leary, Garrett Parkes, Perth Standlick e Thomas Woods

ESTADOS UNIDOS - 18 surfistas - os top-34 C. J. Hobgood e Brett Simpson, além de Damien Hobgood, Patrick Gudauskas, Tanner Gudauskas, Cory Arrambide, Taylor Clark, Conner Coffin, Nathaniel Curran, Tim Reyes, Chris Ward, Nate Yeomans, Luke Davis, Michael Dunphy, Evan Geiselman, Kanoa Igarashi, Matt Pagan, Dillon Perillo

HAVAÍ - 11 surfistas - o top-34 Sebastian Zietz, Dusty Payne, Granger Larsen, Keanu Asing, Kai Barger, Gavin Gillette, Mason Ho, Kiron Jabour, Ezekiel Lau, Torrey Meister e Evan Valiere

FRANÇA - 7 surfistas - o top-34 Jeremy Flores, Marc Lacomare, Joan Duru, Adrien Toyon, Maxime Huscenot, Vincent Duvignac e Paul Cesar Distinguin

PORTUGAL - 4 - o top-34 do WCT, Tiago Pires, Frederico Morais, Marlon Lipke e Nic Von Rupp
ESPANHA - 4 - o top-34 Aritz Aranburu, Hodei Collazo, Gonzalo Zubizarreta e Vicente Romero
ÁFRICA DO SUL - 3 - Beyrick De Vries, David Van Zyl e Dale Staples
NOVA ZELÂNDIA - 3 - Ricardo Christie, Billy Stairmand e Matt-Lewis Hewitt
JAPÃO - 3 - Masatoshi Ohno, Arashi Kato e Kaito Ohashi
PERU - 2 - Gabriel Villaran e Miguel Tudela
ARGENTINA - 2 - Santiago Muniz e Leandro Usuña
CHILE - 1 - Manuel Selman
PORTO RICO - 1 - Brian Toth
COSTA RICA - 1 - Carlos Muñoz
INDONÉSIA - 1 - Oney Anwar
IRLANDA - 1 - Glenn Hall
MARROCOS - 1 - o vice-campeão mundial Pro Junior da ASP em 2013, Ramzi Boukhiam
TAITI - 1 - Steven Pierson
ILHAS CANÁRIAS - 1 - Jonathan Gonzalez
GUADALUPE - 1 - Charles Martin


———————————————————————————- 

A I / ASP South America / João Carvalho

Foto / Daniel Smorigo / ASP / Divulgação
———————————————————————————-
 

0 comentários:

Postar um comentário