Sucesso de primeira prova nacional de Rollerski projeta futuro promissor para Cross Country do Brasil

Written By Podio Sport on terça-feira, 20 de maio de 2014 | 11:32


.

Em São Carlos, CBDN inaugurou o Circuito Brasileiro de Rollerski com presença de mais de 20 atletas



O dia 18 de maio de 2014 ficará marcado na história da CBDN pela realização das primeiras provas nacionais de Rollerski. No Parque Eco Esportivo Damha, o Circuito Brasileiro de Rollerski se iniciou com a realização de duas provas (Sprint e Pursuit), que distribuíram 24 medalhas em 5 categorias distintas. Ao todo, 21 atletas competiram, um passo importantíssimo para o Cross Country do País.


Na principal categoria masculina, o atleta olímpico Leandro Ribela terminou o domingo com duas medalhas de ouro. No percurso do Sprint, de cerca de 1km, o esquiador se destacou, abrindo 15 segundos do segundo colocado, o jovem Victor Santos, de apenas 16 anos, que ficou com a prata, e 16 segundos do já experiente Leandro Lutz, bronze.

Na perseguição, duas emocionantes chegadas marcaram a definição do pódio. Ribela e Lutz duelaram pela ponta, ficando, nesta ordem, com os dois lugares mais altos do pódio. A briga pelo bronze teve Caio Moreira, Paulo Santos e Victor Santos, que trocaram a liderança do segundo pelotão diversas vezes, disputando cada metro de pista.

“A primeira competição oficial de rollerski no Brasil foi uma boa oportunidade de avaliar o potencial dos novos atletas da Confederação,  que demonstraram ótimo desempenho. Ao mesmo que tempo que tivemos 5 categorias, incluindo o feminino e o paralímpico, todos atletas puderam desfrutar da experiência competitiva ao lado de atletas de alto nível e, ao mesmo tempo, participarem de um ambiente divertido”, comenta Caio Siqueira, analista técnico da CBDN e gestor das modalidades.

Bruna de Moura e Leila Mostaço também fizeram boa disputa no feminino, com vitória dupla da primeira. Entre os demais atletas, jovens revelações se destacaram com bons resultados. Altair Firmino, com dois ouros, e Matheus Meira e Rafael Meira, cada um com um, também comprovaram o bom trabalho nas categorias de base.

“Entre as categorias de desenvolvimento, diversos atletas conquistaram ótimos resultados, o que demonstra trabalho de base que vem sendo feito e já traz os primeiros frutos para a CBDN”, destaca Siqueira, também lembrando da importância dos treinos realizados no sábado.

Focos de desenvolvimento da CBDN em longo prazo, Cross Country e Biathlon podem colher bons frutos com a realização de provas Rollerski em território nacional segundo Siqueira.

“Foi um excelente evento e de muita importância para o desenvolvimento das modalidades de enduro da CBDN. A intenção é que novas etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski sejam realizadas, desenvolvendo o potencial dos já existentes e atraindo novos atletas para a modalidade”, explica.

Temporada 2014/15 começa nesta semana
Com a chegada dos atletas brasileiros de neve, o início do planejamento da temporada se inicia nesta semana. Serão realizadas baterias de testes físicos com os mais de 30 esportistas que desembarcam no Brasil até quinta-feira, além de palestras e reuniões organizadas pela CBDN. No dia 27, a cerimônia de encerramento da temporada 2013/14 premiará os campeões brasileiros e os melhores atletas do ano.


AI / CBDN
Foto / CBDN / Divulgação 


 

0 comentários:

Postar um comentário