Leão e Joziane, melhores do País no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Campo Grande

Written By Podio Sport on segunda-feira, 12 de maio de 2014 | 16:36


.

Pernambucano ficou com o vice-campeonato após uma disputa particular com o queniano Timothy Kimeli; paranaense ficou em terceira, e Jane Jelagat, também do Quênia, venceu. Dia dos Mães comemorado em grande estilo




Campo Grande - O duelo eletrizante entre o pernambucano José Márcio Leão e o queniano Timothy Kimeli, já nos últimos quilômetros da terceira etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, marcou o Dia das Mães em Campo Grande. Os dois se revezaram na liderança até os 30 metros finais, quando Timothy tomou a dianteira e venceu, com recorde da prova (29min33), apenas dez décimos de segundo à frente de Leão. Na prova feminina, Joziane Cardoso foi a terceira colocada e melhor entre as brasileiras, enquanto outra queniana, Jane Jelagat Seurei cruzou a linha de chegada em primeiro, também com recorde (33min50).

Atletas aguardam a largada

"O brasileiro me deu um grande trabalho. Ele é muito bom e tornou a prova bem mais difícil. Só depois do sétimo quilômetro consegui abrir um pouco, mas ele me alcançou e ficamos disputando a ponta", conta o queniano Timothy Kimeli, que superou o tempo do compatriota Hillary Kibet (29min37 em 2013), estabelecendo o novo recorde da prova.

Timothy Kimeli, vencedor

Leão comemorou o vice-campeonato beijando o chão, na chegada, e vibrou muito com o resultado. "Vi que o grupo principal não engrenou num ritmo muito forte e ganhei distância, mas sempre com o queniano na minha cola. Na parte final da prova, ele me passou e abriu uma vantagem, mas eu forcei a corrida até ultrapassá-lo de novo. Nós trocamos de posição mais duas vezes, ainda, até que nos últimos trinta metros faltou perna para mim, e ele venceu. Mas foi por muito pouco. Ainda deixei outro africano comendo poeira", contou.

Jane Jelagat vence
Mesmo com o sol, que tornou ainda mais bonito o cenário da prova, no Parque das Nações Indígenas, o vento forte e frio soprando contra os corredores, foi um obstáculo para alguns. "Ventou muito, durante quase todo o percurso. O ponto forte é o percurso, muito legal, com poucas variações de altitude. Dei o meu máximo, hoje, para conseguir vencer", conta a vencedora, a queniana Jane Jelagat, que diminuiu em 34 segundos o recorde da prova, que era da compatriota Jacklyne Chemwek (34min24 em 2013).

"A prova foi dura, com um nível técnico fortíssimo, e qualquer vacilo poderia custar o pódio. Por isso, acabei sendo mais conservadora. Saí junto com o pelotão principal, mas as africanas já largaram fortes, e eu segurei o meu ritmo", apontou a paranaense Joziane Cardoso, terceira colocada e melhor do Brazil na disputa do Brazil Run Series/Circuito de CAIXA, em Campo Grande. 'Acho que falta um pouco mais de confiança para nós, brasileiras. Temos que saber que podemos chegar nas africanas." 

Celebração e ação social

O clima do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também foi de celebração para as várias mães que escolheram comemorar o domingo especial correndo. Além da medalha de participação, todas ganharam flores em homenagem ao seu dia. O domingo também abriu espaço para uma importante ação social criada pela HT Sports, agência organizadora da competição: uma campanha de doação de tênis usados, e em bom estado, para atletas carentes.

Flores para as mães

Dezenas de corredores levaram seus calçados aposentados para a arena da prova, fazendo a alegria das crianças e jovens atendidos pela Associação Desportiva Atletas de Cristo. "Os tênis são um tesouro para esses meninos e meninas", comemorou Celso Arantes, um dos fundadores da associação, que ainda levou dois atletas ao pódio da prova: Maicon Dieferson e Eduardo Valdez, respectivamente primeiro e segundo colocados nos 5 km.

ADAC recebe tênis doados por atletas

Resultados

Masculino

1. Timothy Kimeli, Quênia (FILA) - 29min33
2. José Márcio Leão (Cruzeiro/CAIXA) - 29min43
3. Eliya Daudi Sidame, Tanzânia (FILA) - 30min08
4. Valdir Oliveira (Gran Cursos/CAIXA) - 30min20
5. Mejam Reginald Lucian, Tanzânia (Luasa Sports) - 30min20

Feminino
1. Jane Jelagat Seurei, Quênia (FILA) - 33min50
2. Shewaye Wolde Woldemeskel, Etiópia (FILA) - 34min13
3. Joziane Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) - 34min44
4. Fabiana Cristine da Silva (Luasa Sports) - 35min21
5. Catherine Lange Yuku, Tanzânia (FILA) - 35min32

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois da estreia em Salvador (13/4) e da próxima etapa, em Uberlândia, a competição passará ainda por Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8),Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.


Mais informações em www.circuitocaixa.com.br


A I / Local da Comunicação
Foto / Fernanda Paradizo / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário