Judô: Brasil fatura três medalhas em competição top ranking na Alemanha

Written By Podio Sport on terça-feira, 6 de maio de 2014 | 21:46


.

No final de semana em que Blumenau recebeu ícones do judô nacional para a disputa do Troféu Brasil, os jovens Tácio Santos (60kg), Ellen Furtado (+70kg) e Beatriz Souza (+70kg) subiam ao pódio na European Cup Sub 18 de Berlim, na Alemanha. A competição, considerada uma das mais fortes da Europa na categoria, contou com 677 competidores, 281 no feminino e 396 no masculino, de 29 países como Alemanha, França, Rússia, Holanda, Bélgica, Israel, Azerbaijão, e Geórgia.

No primeiro dia de disputas, o Brasil chegou ao pódio com Tácio Santos que fez a decisão da categoria meio-leve, a mais cheia com 73 competidores. Ele estreou vencendo Lenart Wodnitzki (GER) e na sequencia passou por Luukas Saha (FIN), Szymon Jasinski (POL), Ayub Khazhaliev (RUS) e na semifinal por Twan Van Der Werff. Na decisão, derrota por ippon para o israelense Ofek Shani depois de sair ganhando por um yuko.

“Eu ando treinando muito a parte técnica e tática para conseguir vencer judocas com um estilo mais de força como eram vários adversários que enfrentei. Senti uma melhora muito grande graças aos treinamentos que ando fazendo com a seleção. Tenho certeza que essa experiência é essencial para o meu futuro como atleta”, contou o jovem que citou a luta contra o russo como a mais dura entre as que venceu.

No domingo, quatro de maio, foi a vez das categorias mais pesados. E as atletas da categoria +70kg brilharam. Ellen Furtado e Beatriz Souza conquistaram o bronze. Cada uma delas venceu cinco das seis lutas que fizeram por ippon e se credenciaram entre as atletas que mais aplicaram golpes perfeitos no campeonato.

Beatriz Souza começou ganhando de Maaike Stevenson (HOL), mas nas oitavas-de-final perdeu para Maxime Brausewetter(GER). Já na repescagem, derrotou com a pontuação máxima a polonesa Daria Tymann e as russas Anna Gushchina, Evgeniia Kondrashova e Marina Bukreeva para chegar ao pódio.

Caminho parecido com o da atual líder do ranking nacional de base, Ellen Furtado, que somou mais 100 pontos para a tabela de classificação. Ellen Furtado estreou com vitória sobre venceu Vivien Nosal (GER) e logo depois derrotou Sofiia Pirogova (RUS). Contudo, nas quartas-de-final foi derrotada pela holandesa Barbara Cikic, que viria a ser campeã. Na repescagem, passou por Swaen Van Koningsbruggen (HOL) e Maxime Brausewetter (GER) por ippon para se garantir no pódio.

“Obrigada por mais esse título, Senhor. Queria dedicar a todos que me apoiaram até aqui”, publicou em sua página pessoal. A francesa Julia Tolofua completou o pódio. Foram 29 atletas na categoria, sendo oito alemãs, cinco holandesas e quatro russas.

Até o próximo dia sete, a equipe permanece em Berlim no Treinamento de Campo da competição. O retorno está previsto para o dia 08 de maio. O próximo desafio dos atletas juvenis é o Campeonato Brasileiro Sub 18 – última competição que contará ponto para o ranking nacional que irá definir o representante do Brasil no Campeonato Pan-americano sub 18.

“Estamos investindo e acreditamos que só a presença dos nossos atletas nessas competições de alto nível já agrega muito valor à formação deles. Acreditamos em cada um e sabemos que podem chegar onde desejarem”, disse Kenji Saito, gestor das equipes de base.
 
Circuito Mundial Sub 21 Fase 4
Depois de participar do treinamento de campo em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, juntos aos atletas que competiram o Berlim, os atletas da equipe Sub 21 já terão um novo compromisso no final do mês. Eles participarão da Fase 4 do Circuito Mundial de 28 de maio a quatro de junho em Leibnitz, na Áustria.

No masculino, os atletas convocados são Luiz Claudio Lima Júnior (55kg/SP), Vitor Carvalho (60kg/SP), Gabriel Pinheiro (66kg/PE), Ricardo Santos Júnior (66kg/MG), Caio Brigida (73kg/SP), Eduardo Santos (81kg/SP), Rafael Macedo (81kg/RS), Leonardo Gonçalves (90kg/SP), Thiago Chiodi (90kg/SP), Dário Alves (100kg/SP) e João Cesarino Silva (+100kg/RS).

Já no feminino, foram chamadas Larissa Farias (44kg/RJ), Tawany Silva (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ), Flávia Gomes (57kg/SP), Tamires Crude Silva (57kg/RJ), Érika Ferreira (63kg/CE), Danielle Karla Oliveira (63Kg/RJ), Aine Schmidt (70kg/SP), Pamella Souza (78kg/SP) e Sibilla Faccholli (+78kg/SP).

A comissão técnica será composta por Marcelo Theotônio, responsável pela delegação; pelos técnicos Douglas Vieira e Andrea Berti; pela psicóloga Mariana Correa; pela nutricionista Patrícia Vieira; e pelos fisioterapeutas Gustavo Braga e Cliff Ferreira.


A I / CBJ
Foto / CBJ / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário