Hugo Balduíno, nos 400 m, e Thiago Braz, no salto com vara, entre destaques do GP São Paulo

Written By Podio Sport on sexta-feira, 2 de maio de 2014 | 21:04


.

Ambos do Clube BM&FBOVESPA, velocista se prepara para Mundial de Revezamento; saltador, de 20 anos, abre temporada ao ar livre por regularidade, de olho em 2016




São Paulo - Os 400 metros, a volta completa na pista, que evoluiu muito no Brasil e têm seus principais atletas em preparação para o Mundial de Revezamento de Nassau (BAH), dias 24 e 25, será uma das principais atrações do Grande Prêmio Internacional São Paulo Caixa de Atletismo, neste domingo (4/5). A competição tem programa curto, a partir das 8h30, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, com entrada franca para o público (com TV Globo, dentro do Esporte Espetacular). Três integrantes do Clube BM&FBOVESPA - o mais importante do Brasil no atletismo - e da seleção brasileira disputam os 400 m, às 10 horas: Hugo Balduíno de Sousa, Wagner Francisco Cardoso e Jonathan Henrique da Silva.

Os três integram a seleção brasileira que retornou dos Estados Unidos recentemente após clínica com a lenda dos 400 m, o norte-americano Michael Johnson. "Os três correram bem já este ano. O Jonathan começou o ano com 46s30. Na prova de Waco teve cãimbra, mas tentou terminar - correu 47s por causa das circunstâncias. O Wagner está muito bem, correu 46 segundos duas vezes e poderá correr na casa dos 45 segundos já nos GPs (São Paulo e Uberlândia, na quarta-feira,7/5). Para o Hugo estamos querendo que ganhe consistência nos 45 segundos - em Waco, foi muito bem, ficando em segundo. Vamos ver se consegue fazer 45s30, 45s40", afirmou o técnico Evandro Lázari, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA e da seleção.

Os três atletas, mais Anderson Henriques e Pedro Luiz Burmann, vão para o Mundial de Revezamento. "Por enquanto, na nossa opinião, a equipe do revezamento 4x400 m continua tendo como melhor formação: Pedro, Wagner, Anderson e Hugo", completou Evandro.

Salto com vara vai ter Thiago e Augusto

Outra prova do GP São Paulo que terá três destaques do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é o salto com vara: Thiago Braz, Augusto Dutra e Fábio Gomes da Silva. Thiago (4º) e Augusto (7º) foram finalistas do Mundial Indoor de Sopot (POL), em março, e são os donos das melhores marcas do continente. Thiago, com 5,83 m, é o recordista sul-americano - com essa marca foi campeão Sul-Americano em Cartagena (COL) e fechou 2013 como quinto no ranking mundial. Também é o recordista continental indoor, com 5,76 m. Augusto, de 22 anos, tem 5,82 m e foi o campeão dos Jogos Sul-Americanos em Santiago (CHI), em março.

Aos 20 anos, Thiago vem construindo uma carreira sólida - treina com o técnico Elson Miranda no grupo de Fabiana Murer, no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul, desde os 15 anos. Foi campeão mundial juvenil em Barcelona/2012, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura/2010.

A prova vai ser forte, com a presença também de Fábio Gomes dos Santos (tem 5,80 m como melhor marca pessoal), companheiro de treino de Thiago e Augusto no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que perdeu parte da última temporada por causa de uma cirurgia. Eles terão a companhia de João Gabriel Souza, do Pinheiros, e do argentino Germán Chiaraviglio.

Augusto e Thiago só iam começar a competir no Grand Prix de Eugene, da Diamond League, em junho - por terem disputado o Mundial Indoor, em março, ainda não estão prontos. "Será como um treino de luxo, mas é uma oportunidade de competirem em casa, em São Paulo. Não treinaram especificamente para o GP. O calendário de 2014 é longo com as competições mais importantes indo de maio a outubro, quando termina com o Troféu Brasil. São atletas que fizeram o Mundial Indoor e os Jogos Sul-Americanos. Neste domingo, vão saltar com menos passadas, 16, embora a marca deles seja 18 passadas. Vai ser bom ver como eles estão nesse período de treinamento", afirmou o técnico Elson Miranda.

F1- Thiago Braz estreia na temporada ao ar livre em São Paulo

Entre as mulheres, destaque para Keila Costa

A saltadora Keila Costa faz o salto em distância, prova que começa às 10h42 neste domingo (4/5). "Esta vai ser a primeira competição após o Mundial Indoor e os Jogos Sul-Americanos. Está com uma carga ainda alta de treinamentos... e a gente não espera grandes marcas. É uma competição para entrar já nesse calendário internacional ao ar livre. Viaja para Doha, logo depois, para a primeira etapa da Diamond League, no salto triplo", observou o técnico Neílton Moura, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

O treinador ainda acentuou que a meta para 2014 é que Keila se dedique um pouco mais ao salto em distância e evite o desgaste dos treinos do triplo por causa de uma lesão que teve antes do Mundial. "Ela vai continuar saltando triplo, mas vamos tentar preservá-la para que possa competir nos Jogos do Rio, em 2016", acrescentou.

F2- keila Costa estreia ao ar livre no salto em distância

Nova geração

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA também terá atletas da nova geração no Grande Prêmio São Paulo Caixa, qualificados para representar o Brasil no Mundial de Juvenis de Eugene (EUA), em julho: Thiago do Rosário André (3.000 m), que treina no grupo de Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, com o técnico Adauto Domingues, e Izabela Rodrigues da Silva (arremesso do peso e lançamento do disco), que treina com o técnico João Paulo Alves da Cunha, no grupo do recordista brasileiro do lançamento do disco, Ronald Julião, em São Caetano.

F3- Izabela, de 18 anos, disputa disco e peso no GP de São Paulo

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA no GP São Paulo
8h45 - Salto com vara - Augusto Dutra, Thiago Braz e Fábio Gomes da Silva
9h18 - Arrenesso do peso - Izabela Rodrigues da Silva
9h25 - Salto em altura - Rafael Uchôna dos Santos e Josué Lima da Costa
9h30 - 3.000 m - Juliana Paula Gomes dos Santos
9h45 - 3.000 m - Thiago do Rosário André
10 horas - 400 m masculino - Hugo Balduíno, Wagner Cardoso e Jonathan da Silva
10h15 - 400 m - Jailma Sales de Lima
10h35 - Lançamento do disco - Izabela Rodrigues da Silva
10h40 - Arremesso do peso - Darlan Romani e Nelson Henrique Gonçalves Fernandes
10h42 - Salto em distância - Keila da Silva Costa e Tânia Ferreira da Silva
10h45 - 800 m - Diomar Noêmio dos Santos
11 horas - 200 m - Thaissa Presti
11h15 - 200 m - Antonio Rodrigues
11h30 - 110 m com barreiras - Adelly Oliveira Santos
11h45 - 110 m com barreiras - Jonatha Paraizo Mendes


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrapé de Jornalismo 
Foto1 / Osvaldo F. / Contrapé / Divulgação
Foto2 / Agência Luz / BM&FBOVESPA / Divulgação
Foto3 / Fernanda Paradizo / CBAt / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário