Campeão pan-americano reforça Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Belo Horizonte

Written By Podio Sport on quarta-feira, 21 de maio de 2014 | 19:24


.

Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o mineiro Wander do Prado Moura, levará 12 atletas da sua equipe à prova deste domingo (25)




São Paulo - Dono de conquistas como o ouro nos 3.000 m c/obstáculos do Pan-Americano de Mar del Plata em 1995, com a melhor marca da competição (o tempo de 8m14s41 ainda é recorde sul-americano), e o vice-campeonato mundial de maratona de revezamento em 1996, Wander do Prado Moura vive hoje um outro lado do esporte. O mineiro de Contagem vai torcer pelos 28 atletas da assessoria esportiva criada por ele, a Wander do Prado Runners, na etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (25). O prêmio para ele já está garantido. Mais do que uma medalha, é a certeza de ajudar outras pessoas a superar seus desafios.

"As medalhas enferrujam. O mais importante é saber que estou ajudando os alunos a conquistarem seus objetivos, sejam quais forem, e se tornarem fortes para tomar decisões na vida, por meio da prática do esporte, como aconteceu comigo", destaca Wander. Depois de entrar para a história do atletismo brasileiro ao lado de outros dois recordistas pan-americanos à época, Joaquim Cruz e João do Pulo, o ex-fundista fez cursos para tornar-se treinador e chegou a ser secretário adjunto de esportes em sua cidade natal, trabalho que mereceu a indicação como cidadão honorário de Contagem. A assessoria esportiva foi criada em 2012, reunindo tanto atletas de ponta, quanto amadores em busca de mais saúde.

Um deles vai brigar pelo pódio na etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, na faixa etária de 40 a 44 anos. "O Elisaldo Raimundo é um exemplo de determinação e superação. Ele estava obeso, com colesterol alto, e hoje, mesmo trabalhando em três turnos, encontra tempo para treinar e conquistar medalhas", conta Wander, orgulhoso.

O treinador vê com otimismo o crescimento das corridas de rua, como mola propulsora do atletismo no Brasil, mas faz uma ressalva. "Mais do que quantidade de pessoas correndo, é preciso ter eventos de qualidade. Faltam mais corridas como as da CAIXA, com abertura para jovens a partir de 13 anos, idade em que se estabelece a evolução do esporte", aponta. O Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA está aberto à participação de atletas a partir dos 14 anos, nos 5 km, e dos 16 anos nos 10 km. 

Disputa na Pampulha

Disputa inédita- Sem correr há 11 anos, Wander do Prado Moura vive a expectativa de um novo desafio em sua carreira. Tudo começou quando, em 2013, resolveu disputar a Volta da Pampulha para incentivar uma senhora de 65 anos integrante de sua equipe, que não se achava capaz de completar a prova. Desse dia em diante, participou de duas meias-maratonas com os atletas do grupo, e o estímulo acabou funcionando também para ele. "Agora estou treinando para fazer uma maratona em 2015. É a única distância, nas corridas de fundo, em que nunca competi", conta, entusiasmado.

Ação social - Para estimular a prática do atletismo, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também criou, nesta temporada, uma campanha de doação de tênis usados, em bom estado, que deve beneficiar atletas sem recursos, em todas as cidades pelas quais a competição passa. Com o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", a ação quer conscientizar os participantes de suas etapas a dar um novo destino aos seus calçados aposentados. Em Belo Horizonte, a doação deve ser feita no dia da prova (25), na tenda de retirada de chip.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já passou por Salvador (13/4), Uberlândia (3/5) e Campo Grande (11/5). Depois de Belo Horizonte, ainda terá provas em Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8),Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

Wander do Prado (de pé, ao centro) com sua equipe

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br


A I / Local da Comunicação 
Foto1 / Daniel Pereira / adorofoto / Divulgação
Foto2 / Daniel Comunian / Divulgação



0 comentários:

Postar um comentário