Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa: Giovani dos Santos vence em Uberlândia

Written By Podio Sport on domingo, 4 de maio de 2014 | 19:59


.

Cruz Nonata é vice e a queniana Jacklyne Rionoripo é bicampeã na corrida noturna marcada pela festa dos amadores




Uberlândia -O Brasil retomou a hegemonia da corrida noturna de Uberlândia. Provando estar em excelente forma, Giovani dos Santos não deu chance aos africanos e foi o vencedor da segunda etapa de 2014 do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, disputada neste sábado (3). No feminino, entretanto, a queniana Jacklyne Chemwek Rionoripo foi absoluta e garantiu o bicampeonato no Triângulo Mineiro, seguida de Cruz Nonata. A prova foi marcada também pela grande festa dos amadores, que dão brilho especial às etapas do circuito mais tradicional do Brasil - 11a. temporada consecutiva.

A elite masculina esteve representada em Uberlândia por 22 corredores entre os melhores do Brasil na atualidade. Dois deles, Giovanni e José Márcio "Leão", travaram uma bela disputa com o queniano Paul Kimutai. A partir da metade da prova, Giovani ultrapassou os dois adversários e assumiu a ponta. Num ritmo muito forte, ele foi abrindo vantagem até completar os 10 quilômetros em 29min12, apenas 21 segundos acima do recorde da cidade, obtido no ano passado pelo tanzaniano Ismail Gallet. 

Pódio masculino

Extenuado, precisou de alguns minutos e de dois copos de água, para conseguir dar a primeira entrevista. "Estava muito bem preparado e consegui meu objetivo que era conquistar mais uma vitória neste ano", disse, referindo-se também a outros dois resultados recentes, quando conquistou as meias maratonas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. Atleta tardio, começou correr aos 27 anos, o mineiro de Natércia, hoje com 32, não se esquece de agradecer ao professor Henrique Viana, seu treinador na equipe Pé de Vento/CAIXA pelo bom momento. No planejamento do ano, Giovani quer correr mais algumas etapas do Circuito CAIXA e buscar outro bom resultado na São Silvestre, foi quarto em 2013.

No feminino, o destaque nacional foi uma corredora radicada em Brasília, que está sem patrocínio desde a metade do ano passado, quando deixou a equipe BMFBOVESPA. Cruz Nonata foi a única corredora que conseguiu acompanhar a queniana Jacklyne, que disparou logo depois da largada. 

Pódio feminino

Satisfeita com o vice-campeonato, Cruz fez questão de dar o recado. "Espero que este resultado me ajude a conseguir um novo patrocínio. Mas se não vier, vou continuar treinando motivada para buscar novos pódios", garantiu. Neste ano, Cruz já havia vencido duas provas em Brasília, uma de 10 quilômetros e uma meia maratona. Agora vai correr em Santos.

A bicampeã Jacklyne resumiu a nova vitória de Uberlândia de forma simples. "Estava me sentindo muito bem e fiz minha prova sem ser ameaçada". Ela chegou recentemente ao Brasil para mais uma temporada e está invicta - venceu em Salvador (Circuito CAIXA), Sorocaba (6K) e Uberlândia. Este mês vai em busca do principal objetivo: ganhar a meia de Porto Alegre, no dia 18.

Os dois líderes do Ranking CAIXA/CBAt decepcionaram: Sivaldo Santos Viana foi apenas o 11o colocado, enquanto Rosiane Xavier dos Santos terminou em nono. 

Elite feminina no por do sol

A festa dos amadores - Enquanto os corredores da elite garantem um bom nível técnico, o grande contingente de amadores faz efetivamente uma bela festa nas etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. A corrida noturna contou com cerca de 2.300 participantes que começaram a chegar ao Parque Sabiá duas horas antes da largada. Com roupas e tênis coloridos, pegavam o chip e assim que amarravam a peça no tênis iam tirar fotos no painel que marcava a presença de cada um na prova. 

Largada geral

Depois de encontrar os amigos, contar as novidades, seguiam para a largada, dada logo depois de um por do sol maravilhoso e temperatura perfeita para a prática esportiva, em torno de 22 graus. Após completarem os 5 e 10 quilômetros de percurso, feitos nas imediações e dentro e do Parque Sabiá, um grande grupo ficou esperando a premiação das faixas etárias. 

Hulk no pódio

Este é o momento especial para os destaques da prova. A cada pódio, uma faixa era aberta agradecendo o apoio da sua assessoria esportiva, enquanto o grupo da Daniel Fernandes subia no palco e exibia, orgulhoso, o mascote, um boneco do Hulk, simbolizando a força dos vencedores. 

Karolina e Pedro
Karolina e Pedro, estreia nos 10K - A corrida de Uberlândia marcou a estreia de Karolina Cordeiro e seu filho Pedro em provas de 10 quilômetros. Pedro é portador da Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), doença rara que restringe os movimentos do corpo, e a dupla é um exemplo de superação. Esta foi a terceira participação dos dois no Circuito CAIXA - nos outros anos eles fizeram o percurso de 5 km. "Fiquei feliz de ter completado mais uma vez esta prova, onde comecei a competir ao lado do Pedro e minha vida mudou bastante", contou Karolina. Hoje ela é um exemplo para pais de crianças especiais, que começaram a praticar esportes junto com seus filhos, dá palestras motivacionais e está terminando a faculdade de fisioterapia para ajudar ainda mais o menino.

O sábado foi um dia diferente para ambos. Logo cedo, eles foram buscar o kit para competir na loja da Centauro do Uberlândia Shopping e aproveitaram tirar fotos com o medalhista olímpico André Domingos. À tarde, chegaram ao Parque Sabiá e foram cercados pelos amigos de treinos e corridas. Tiraram mais fotos, deram entrevista para televisão e logo alinharam para largar junto com a elite feminina. 

André, autógrafos e videogame - A programação de André Domingos, em Uberlândia, também foi extensa. Depois de fazer uma sessão de autógrafos na entrega dos kits, André foi prestigiar a prova e ficou atendendo o público na nova área criada na arena para os integrantes do programa "Herói do Atletismo". No lugar, tirou fotos e deu autógrafos para todos, sempre muito simpático.

Ainda teve tempo de experimentar o novo videogame, instalado numa tenda ao lado, para as crianças e adultos que fossem ao evento. Disputou a "Corrida de 100 metros", do Xbox e acabou perdendo, de forma surpreendente, para a Danielli, uma das orientadoras do estande. "Parei de correr antes do final e ela me ultrapassou", justificou sorrindo muito. A vencedora não cabia em si de felicidade. "Nunca imaginei que iria ganhar de um medalhista olímpico", contou. Cada participante fazia o movimento de corrida sem sair do lugar e o jogo capturava estes movimentos e movimentava o corredor virtual até a linha de chegada. 

André no videogame

Realizado desde 2004, o Brasil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois da estreia em Salvador e de Uberlândia, a competição passará ainda por Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

Foto para recordação

Resultados

Masculino

1- Giovani dos Santos (Pé de Vento/CAIXA) - 29min12
2- Paul Koech Kimutai (Quênia/Luasa/CAIXA) - 29min46
3- José Márcio "Leão" da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min10
4- Valdir Sérgio de Oliveira (Mizuno/CAIXA) - 30min27
5- Mejam Reginal Lucian (Tanzânia/Luasa/CAIXA) - 30min28
6- Ivanildo Pereira dos Anjos (CAIXA/3 Corações) - 30min44
7- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min45
8- Antonio Wilson (Pé de Vento/CAIXA) - 30min49
9- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min55
10- João Ferreira de Lima (Cruzeiro/CAIXA) - 30min56

Feminino
1- Jacklyne Chemwek Rionoripo (Quênia/Luasa/CAIXA) - 33min55
2- Cruz Nonata - 34min40
3- Muriel Paredes (Colômbia/Luasa/CAIXA) - 34min56
4- Fabiana Cristine da Silva (Luasa/CAIXA) - 35min19
5- Caroline Jepkemei Kimosop (Quênia/Luasa/CAIXA) - 35min36
6- Fernanda Raimunda Soares (Luasa/CAIXA) - 36min14
7- Maria Bernadete Cabral - 36min40
8- Adriana Cristina Silva (SESI MG) - 36min58
9- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 37min32
10- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 37min39

Festa dos corredores amadores

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br


A I / Local da Comunicação
Foto / Fernanda Paradizo / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário