Brasileiros viajam para a Itália para disputar etapa do Circuito Europeu Judô para Todos

Written By Podio Sport on terça-feira, 6 de maio de 2014 | 23:43


.



O judô tem exercido um papel determinante na vida de muitos jovens e tem sido usado para aumentar a autoestima e a independência de judocas com diferentes deficiências. Hoje, seis de maio, seguem para Ravenna, na Itália, por meio do projeto Judô Para Todos Brasil, 10 atletas com deficiências distintas para participarem da XII edição do “Days of Sport as Integration and International Judô Meeting”, competição que será realizada do dia oito ao 11 de maio.

O campeonato, que é tradicional no Circuito Europeu Judô para Todos, já tem confirmado, além do Brasil, seis países: Croácia, Escócia, Holanda, Itália, Noruega e Reino Unido. A delegação brasileira já esteve em outros eventos da categoria, mas desta vez estará com um número recorde de atletas e conta com uma novidade: Jaqueline Xander (APAE/PR – portadora de Múltiplas Deficiências), a única e primeira mulher a viajar com o grupo.

Jaque, como é chamada pelos amigos de equipe, já havia tido contato com esporte, quando praticava capoeira ainda criança. Hoje, com 24 anos, faz judô duas vezes por semana na Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá (APAE/PR) e é faixa amarela. Há seis meses na modalidade, esta será sua primeira competição e ela não esconde a animação. “Estou muito feliz só por ter essa oportunidade, porque o judô é meu esporte favorito”, contou.

Diego Correa (APAE/PR – portador de Múltiplas Deficiências), também estreante na competição e colega de treino de Jaque, não poupou palavras para descrever a sensação de poder competir. “Estou indo para mostrar o meu melhor. Quero que todos vejam que somos capazes, iguais a todo mundo. Para mim só de estar lá já será uma grande vitória”, disse o faixa amarela.

Mais uma vez a CBJ está apoiando com a doação de todo material esportivo para a delegação. O Presidente Paulo Wanderley Teixeira falou sobre a importância da convivência. “O importante nessa competição não é ganhar e sim permitir que eles tenham um crescimento pessoal através do contato com outros atletas”, destacou.

 No ano passado, o Judô Para Todos participou do campeonato em Havenna apenas com Breno Viola (CRF/RJ – portador de Síndrome de Down), que foi 3° colocado, e Antônio Lima (SION/RJ – portador de Síndrome X-Frágil), que ficou na 5° colocação. Desta vez, além deles, de Jaqueline e de Diego, estarão sob o comando do coordenador Ricardo Lucio e os técnicos Lucio Nagahama, Rogério Reis e Eurico Jr, Yves Dupont (SOGIPA/RS – portador de Síndrome de Down), Nicola Sasso (SION/RJ – portador de Síndrome Smith Magenis), Felippe Reis (ACRE/SP – portador de Síndrome de Down), Orlando Cherem (Minas Tênis/MG – portador de Síndrome de Down), Guilherme Paiva (SION/RJ – portador de Síndrome de Down) e João Sarno (SION/RJ – portador de Síndrome de Down). 


A I / CBJ
Foto / CBJ / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário