Brasil fica em terceiro lugar no Sul-Americano de Rugby

Written By Podio Sport on segunda-feira, 12 de maio de 2014 | 18:49


.

Tupis perdem para o Paraguai fora de casa, mas terminam o Sul-Americano com a melhor colocação dos últimos 50 anos




Assunção (Paraguai) – Em uma partida eletrizante em Assunção, capital paraguaia, a Seleção Brasileira de Rugby XV perdeu neste sábado, 10, para o Paraguai, pela terceira e última rodada do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV (Consur A). Com o resultado do jogo e a vitória uruguaia sobre os chilenos, Brasil, Chile e Paraguai terminaram a competição empatados e a decisão ficou para o saldo de pontos, beneficiando os paraguaios, com -21, contra -24 dos brasileiros e -47 dos chilenos. A terceira colocação dos Tupis foi o melhor resultado da Seleção em Sul-Americanos desde o segundo lugar de 1964.

“Foi um grande trabalho, que veio desde o final do ano passado e é um orgulho ter alcançado esse terceiro lugar. Mas é difícil falar depois de uma derrota para um adversário que superamos nos últimos encontros”, afirma Leco, experiente atleta da Seleção.



O jogo
A partida em Assunção começou travada, com o Brasil dominando o scrum, mas sem conseguir atacar com propriedade. Os Tupis abriram 3 a 0 no marcador com um penal de Leco, mas logo o Paraguai se firmou e virou o placar para 6 a 3, com dois penais de Sérgio Alvarenga. As coisas complicaram para os brasileiros quando Ortiz marcou o primeiro try do jogo, para o Paraguai, após passar por três defensores brasileiros sem dificuldade. Sem a posse de bola, o Brasil ainda viu mais um penal de Alvarenga, que fechou o placar de 16 a 3 no fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa O Brasil voltou determinado a mudar o panorama do jogo, e, com pouco mais de 5 minutos, chegou ao seu primeiro try, com Monstro, convertido por Di Pilla. Aos 10 minutos, Zé arrancou pela esquerda e anotou mais um try. Di Pilla, mesmo de longe, converteu e o Brasil encostou no marcador, diminuindo a vantagem paraguaia para apenas 2 pontos.

Daí pra frente o jogo ficou aberto, com os dois times alternando tries. O Paraguai marcou com Bareiro, após grande arrancada de Alvarenga, que também converteu o penal, e o Brasil devolveu com try penal depois de vencer 3 scrums, ficando com 24 pontos contra 26 dos Paraguaios. No fim da partida Brizuela marcou outro try, este não convertido, colocando 31 a 24 para os donos da casa no marcador. O Brasil sentiu a pressão, cometeu muitos erros e não conseguiu pontuar novamente.

“Tivemos um inicio de torneio ótimo e não esperávamos nada mais que a vitoria nessa partida. Ficamos o jogo inteiro tentando reverter o placar, mas foram vários erros que cometemos, principalmente no primeiro tempo. O aprendizado que tiramos é que devemos olhar jogar a jogo e que o resultado da última partida não quer dizer nada para a próxima. Ficou o gosto da derrota, mas a gente aprende muito mais nesses momentos”, finaliza Leco.

Com a derrota por 31 a 24, o Brasil encerrou sua participação no Sul-Americano de Rugby XV na terceira colocação, com uma vitória histórica sobre o Chile – a primeira na história em partidas oficiais entre as equipes – e dois revés. O Uruguai conquistou o título, enquanto o Paraguai ficou com o inédito segundo lugar. Os chilenos amargaram a última posição.

Paraguai 31 x 24 Brasil

Paraguai: Omar Rojas, Juan Gavigán, Alvaro Rojas; Félix Zárate, Williams Portillo; Carlos Plate, Marcos Riquelme, Miguel Jara; Gonzalo Bareiro, Gerard Cuttier; Eymard Brizuela, Martín Ortiz, Diego Argaña, Rodrigo Llamosas, Sergio Alvarenga. Reservas: Gustavo Zárate, Igor Kostianosvki, Carlos Ortiz, Juan Cabañas, Pablo Espínola, Horacio Agüero, Rodrigo Da Rosa, Leonardo Glizt, Carlos Bareiro, Manuel Careaga. Treinadores: Jorge Matiauda, Mauricio Reggiardo, Alberto Daher e Manuel Ruiz.

Brasil: Jonatas Paulo "Chabal", Daniel Danielewicz "Nativo", Jardel Vettorato "Jarda"; Pedro Rosa, Lucas Piero de Moraes "Bruxinho"; João Luiz da Ros "Ige", Saulo Oliveira, Nick Smith; Leandro Castiglioni "Leco", Pedro Di Pilla; Andre Luis Nascimento "Boy", Alexandre Browne "Sandy", Martin Schaefer, Pedro Henrique Lopes, Guilherme Coghetto. Reservas: Jardel Mendonça "Cocão", Moises Cavalleri "Monte", Luiz Leme Vieira "Monstro", Lucas Abud de Andrade, Lucas Tranquez "Zé", Bruno Garcia, João Pires Neto "Torosso", Matheus Daniel "Matias", Roberto Bromi Cargnin "Baby". Técnico: Brent Frew

Classificação final
1 - Uruguai - 9 pontos - campeão
2 - Paraguai - 3 pontos, saldo -21
3 - Brasil - 3 pontos, saldo -24
4 - Chile - 3 pontos, saldo -47



A I / ZDL
Foto / Ruben Alfonso /Fotojump / CBRu / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário