Billabong apresenta Rio Women´s Pro fecha a quarta-feira na Barra

Written By Podio Sport on quinta-feira, 8 de maio de 2014 | 02:08


.

A cearense Silvana Lima perdeu para a líder do ranking 2014, Carissa Moore, agora vai ter que encarar a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore na repescagem da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour no Rio de Janeiro




Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) - As meninas fecharam o primeiro dia da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour no Rio de Janeiro, com a atual campeã mundial Carissa Moore estreando com vitória sobre a única participante do Brasil, Silvana Lima. A cearense ainda tem outra chance de classificação na repescagem, mas não pode perder de novo senão será eliminada da competição. Outra favorita que passou direto para a terceira fase foi a defensora do título do Billabong apresenta Rio Women´s Pro, Tyler Wright. Já a também australiana Stephanie Gilmore, pentacampeã mundial que ocupa a vice-liderança no ranking 2014, foi batida por Laura Enever e vai ter que encarar a repescagem nas ondas do Postinho, na Barra da Tijuca. 

"Procurei pegar o máximo de ondas e acabei conseguindo uma nota 6 com algumas manobras boas. Fiquei tentando um bom posicionamento no mar, mas aqui muda bastante, então estou feliz por ter achado umas ondas boas para vencer a bateria", disse uma das atletas da equipe Billabong, Laura Enever. "Esta onda é parecida com a que surfo em casa na Austrália. Você não sabe o que ela pode render, então tem que sair pegando e tentar fazer o máximo de manobras possível. Estou amarradona por ter conseguida minha primeira vitória na primeira fase este ano e é muito bom poder ficar mais tranquila, sem precisar disputar a repescagem".  

No feminino, também foi utilizada pela primeira vez a camisa amarela para a líder do ranking e a havaiana Carissa Moore gostou da ideia da ASP. "Essa iniciativa da ASP da líder usar a camisa amarela foi muito legal, curti bastante. Fiquei um pouco na expectativa porque essa onda é meio imprevisível, um beach break (fundo de areia) que muda muito, então a gente tem que ficar sempre remando procurando pelas ondas. O negócio é ficar sempre ocupada no mar, não dá para ficar esperando, esperando, tem que correr atrás".

F1- Carissa Moore (HAV)

Carissa Moore venceu as duas últimas provas da "perna australiana" sempre batendo a australiana Tyler Wright nas finais. Ela estreou no Billabong apresenta Rio Women´s Pro ganhando por pouco da neozelandesa Paige Hareb - 12,77 a 12,30 pontos - e a brasileira Silvana Lima ficou em último com 11,77. A cearense também vem embalada pela vitória conquistada na Nova Zelândia no último domingo, que lhe garantiu a liderança no ranking do ASP Women´s Qualifying Series, que classifica seis surfistas para a elite do WCT.
 

"A Silvana (Lima) é uma pessoa maravilhosa, uma das melhores competidoras que já vi e definitivamente merece estar no ASP Tour", disse Carissa Moore. "Estou feliz por ter conseguido vencer essa bateria e agora é torcer para que as ondas melhorem. Ouvi que tem uma previsão boa para o fim de semana, então espero que se confirme para a gente poder mostrar mais surfe aqui para os brasileiros". 

A atual campeã da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour, Tyler Wright, também confirmou o favoritismo na sua bateria contra a francesa Pauline Ado e a havaiana Tatiana Weston-Webb, que substitui a contundida Courtney Conlogue no Billabong apresenta Rio Women´s Pro. Pauline Ado surfou a melhor onda da bateria, nota 7,00, mas na soma das duas que são computadas a australiana saiu vencedora por 12,60 a 11,87. 

"Eu não tenho estratégias quando entro nas baterias, só penso mesmo em surfar, pegar boas ondas e mostrar o meu surfe", disse Tyler Wright. "No ano passado eu consegui um bom resultado aqui, venci o campeonato, mas antes disso o Brasil sempre foi meu maior desafio, junto com o US Open em Huntington Beach. Sempre me dei melhor em ondas maiores, mas hoje (quarta-feira) estavam pequenas e eu venci também, ou seja, tem que surfar bem em qualquer condição e é isso que tento fazer".

F2- Tyler Wright (AUS)

REPESCAGEM - A primeira chamada para as repescagens do masculino e feminino foi marcada para as 7 horas da quinta-feira no Postinho da Barra da Tijuca. Dependendo das condições do mar, a comissão técnica decide se o dia vai começar pelos homens, pelas mulheres, ou se a competição será adiada para aguardar por ondas melhores. Se começar pelo Billabong Rio Pro, a primeira bateria a entrar no mar será entre o atual campeão mundial Mick Fanning com o campeão brasileiro David do Carmo.
 

Se as meninas forem escolhidas para abrir o segundo dia, a australiana Dimity Stoyle e a havaiana Alessa Quizon disputarão a primeira repescagem do Billabong apresenta Rio Women´s Pro. Depois de encarar a atual campeã mundial e líder do ranking 2014, Carissa Moore, a cearense Silvana Lima vai ter que enfrentar a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore na terceira bateria. Agora, quem perder se despede da competição em 13.o lugar e recebe 8.000 dólares pela participação.

F3- Nikki Van Dijk (AUS)

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG APRESENTA WOMEN´S RIO PRO - 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 1-Nikki Van Dijk (AUS)=14.20, 2-Bianca Buitendag (AFR)=13.47, 3-Coco Ho (HAV)=13.17
2.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=12.50, 2-Dimity Stoyle (AUS)=9.47, 3-Johanne Defay (FRA)=9.17
3.a: 1-Carissa Moore (HAV)=12.77, 2-Paige Hareb (NZL)=12.30, 3-Silvana Lima (BRA)=11.77
4.a: 1-Tyler Wright (AUS)=12.60, 2-Pauline Ado (FRA)=11.87, 3-Tatiana Weston-Webb (HAV)=9.27
5.a: 1-Laura Enever (AUS)=11.53, 2-Stephanie Gilmore (AUS)=9.60, 3-Alana Blanchard (HAV)=6.20
6.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=12.67, 2-Malia Manuel (HAV)=10.30, 3-Alessa Quizon (HAV)=8.40 

SEGUNDA FASE - REPESCAGEM - Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar com US$ 8.000 e 1.750 pontos:
1.a: Dimity Stoyle (AUS) x Alessa Quizon (HAV)
2.a: Coco Ho (HAV) x Johanne Defay (FRA)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Silvana Lima (BRA)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
5.a: Malia Manuel (HAV) x Alana Blanchard (HAV)
6.a: Pauline Ado (FRA) x Paige Hareb (NZL)


 ---------------------------------------------------------------------------------------
A I / Billabong Rio Pro / João Carvalho
Foto1-2 / Daniel Smorigo / ASP / Divulgação
Foto3 / Kirstin Scholtz / ASP
/ Divulgação
 
----------------------------------------------------------------------------------
 

0 comentários:

Postar um comentário