Atletismo ganha força em Minas Gerais com Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA

Written By Podio Sport on domingo, 18 de maio de 2014 | 01:27


.

Prova chega à capital do Estado no dia 25, com principais fundistas brasileiros; inscrições terminam neste domingo (18)




São Paulo - A Federação Mineira de Atletismo quer tornar o atletismo tão popular no Estado como o futebol. Para isso, tem como "arma" as principais corridas de rua no calendário mineiro, exemplo da etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, no dia 25. "É a modalidade que está apresentando o maior boom de crescimento, atualmente. E as provas da CAIXA estimulam muitas pessoas a se tornarem atletas. Basta ver o número de participantes. São mais de 3 mil por ano, apenas na edição do circuito aqui na capital", defende Wellington de Souza, presidente da FMA.

A FMA surgiu numa época em que os principais clubes de futebol de Minas Gerais mantinham equipes de atletismo. Entre os fundadores estavam o América, o Atlético Mineiro e o Cruzeiro, além do Minas Tênis Clube. Hoje, com apenas o Cruzeiro representado nas corridas, a entidade luta para fortalecer o esporte. Com o projeto Estações de Minas, por exemplo, quer levar aulas de mini-atletismo a várias escolas do Estado. Também idealiza uma competição que comece com uma corrida nas ruas e termine na pista, dentro de um ginásio de atletismo, como forma de gerar mais visibilidade. 

Corrida atrai milhares de atletas

"O atletismo é o esporte que mais cresce, e queremos levá-lo ao máximo de pessoas possível, em Minas. Mas muitos administradores públicos não enxergam dessa forma. Devemos o trabalho que temos hoje à CAIXA, uma verdadeira mãe para o esporte no Brasil. Em todas as suas corridas, estão presentes os Heróis do Atletismo, que é uma iniciativa fantástica", destaca Wellington. "Quando alguém como o Robson Caetano aparece por aqui, para dar uma palestra, falar sobre a sua experiência, todo mundo vai correndo ouvir o que ele tem a dizer. E é um estímulo para as pessoas correrem."

O programa Heróis do Atletismo é uma iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. Na etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, no dia 25, terá como padrinho Cláudio Roberto Souza. Medalhista de prata com o revezamento 4x100 metros na Olimpíada de Sydney/2000, o ex-velocista dará a largada para o início da corrida e participará da premiação aos atletas.

Atletas com medalhista olímpico Edson Luciano na largada de 2013 em BH

Ação social - Para estimular a prática do atletismo, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também criou, nesta temporada, uma campanha de doação de tênis velhos, que deve beneficiar atletas sem recursos, em todas as cidades pelas quais a competição passa. Com o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", a ação quer conscientizar os participantes de suas etapas a dar um novo destino aos seus calçados aposentados. Em Belo Horizonte, a doação deve ser feita no dia da prova (25), na tenda de retirada de chip. 

Inscrições no fim - Quem ainda vai se inscrever para a quarta etapa da competição, em Belo Horizonte, precisa literalmente correr. As últimas vagas ficam disponíveis apenas até este domingo (18), no site oficial da competição, www.circuitocaixa.com.br, com o valor de R$80,00. Atletas maiores de 60 anos têm direito ao desconto de 50% sobre essa taxa.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já passou por Salvador (13/4), Uberlândia (3/5) e Campo Grande (11/5). Depois de Belo Horizonte, ainda terá provas em Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8),Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

Crianças em palestra com Herói do Atletismo, na etapa de BH do ano passado

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br


A I / Local da Comunicação
Foto / Daniel Pereira / adorofoto / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário