Yacht Club de Santo Amaro e Escola de Vela de Ilhabela dominam Taça Almirante Tamandaré

Written By Podio Sport on terça-feira, 1 de abril de 2014 | 03:25


.

José Godinho, de Ilhabela, venceu na Optimist enquanto a dupla Eric Belda e Rodrigo Dabus, do YCSA, faturou o título na 420




São Paulo (SP) - Além de compor a maioria da flotilha que disputou a Taça Almirante Tamandaré nas classes Optimist e 420, os atletas da vela jovem do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) demonstraram eficiência técnica ao fazer o pódio completo na 420 e conquistar o segundo e o terceiro lugares na Optimist, que teve vitória de José Godinho, da Flotilha Borrachudo, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI).

O representante do litoral norte dominou as regatas de sábado (29) e domingo (30) na Represa Guarapiranga, com dois primeiros e um segundo lugar, perdendo apenas quatro pontos no campeonato. Thomas Roth e Martin Chao, ambos do Audi YCSA Sailing Team, completaram o pódio da Optimist com 12 e 15 pontos perdidos, respectivamente.

"É mais difícil enxergar as rajadas na represa do que no Canal de São Sebastião, onde treinamos. O vento aqui é muito variado, mas mesmo assim eu consegui ver o melhor lado da raia e por isso venci", justificou o campeão Godinho, habituado a treinar no Saco da Capela, em frente à sede da EVI, após conquistar seu primeiro título em uma competição de nível estadual. Aos 14 anos, o velejador caiçara ainda não definiu se irá para a 420 ou Snipe, quando chegar o momento de mudar de classe.

Também não faltou emoção para a família Chao, com o primeiro pódio de Martin em um troneio válido pelo ranking paulista. "Consegui largar bem em duas regatas, manter as primeiras colocações e marcar o resto da flotilha. Percebo que estou evoluindo com meus treinos e com os técnicos do Audi YCSA Sailing Team", comemorou o velejador de 14 anos. "Sou um ‘Optpai’, não perco uma regata. Estou sempre ao lado para apoiar", enfatizou Marcelo, com um sorriso eufórico e a câmera na mão para registar todos os momentos da cerimônia de premiação após o bom desempenho do filho.

Regata de Optimist

Domínio na Classe 420 - A flotilha de 420 do Audi YCSA Sailing Team teve presença maciça na Taça Almirante Tamandaré. Eric Belda e Rodrigo Dabus, que já haviam vencido a Taça Flotilha da Garoa, ratificaram o primeiro lugar, com cinco pontos perdidos, apenas dois a menos do que Antônio Aranha e Stephan Kunath. A dupla Martin Lowy e Alexander Essle ficou em terceiro. Correndo junto com os homens, Helena de Marchi e Elisa von Fritsch formaram a primeira dupla feminina e ficaram com o quarto lugar, à frente de Giuliana Tozzi e Marina Arndt.

"Foi um ótimo teste. Não de velocidade, mas na parte tática porque o vento estava fraco. Não estávamos com as velas novas, mas temos treinado mais do que nossos adversários, que são muito bons e não nos permitem errar", analisou Eric, que obteve um primeiro e dois segundos lugares ao lado de Rodrigo, com quem veleja há mais de dois anos.

A dupla Giuliana Tozzi e Marina Arndt, classificada para o Mundial da Juventude após vencer a 420 na seletiva de Florianópolis,, quer aproveitar todas as oportunidades que aparecerem para competir e treinar. "Vamos mesclar os treinos na represa e em Ilhabela, onde o vento é mais forte e as condições mais parecidas com Tavira (POR), onde vamos disputar o Mundial, em julho", afirmou Giuliana. 

Helena e Elisa na 420

Marina costumava velejar de Hobie Cat com o pai, Bernardo Arndt, o Baby, técnico da classe 420 na Audi YCSA Sailing Team. "Apesar de algumas broncas, aprendi bastante velejando com meu pai, mas é bem mais divertido velejar com gente da minha idade", revelou a sorridente velejadora de apenas 12 anos e que irá para sua primeira competição internacional.

Baby está otimista com os resultados já obtidos pelo recém-criado Audi YCSA Sailing Team. "Está ficando cada vez mais fácil de trabalhar com esses meninos e meninas. Trouxeram uma boa base da Optimist e mostram uma geração promissora. O 420 é uma barco-escola que oferece um ótimo aprendizado para as regulagens da vela, que pode ser levado para qualquer outra classe", avaliou o técnico Baby, orgulhoso de sua equipe.

A Taça Almirante Tamandaré, homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, teve apenas três das seis regatas previstas devido ao vento rondado no primeiro dia e à tempestade que caiu sobre a represa no dia seguinte. A Optimist reuniu 45 barcos, enquanto a 420 levou dez duplas para a raia. A premiação foi entregue pelo tenente Schiavon, do 8º Distrito Naval. "Eu frequentava a Represa Guarapiranga com meu pai. Foi minha inspiração para entrar na Marinha. Espero que esses meninos adquiram a mesma vocação pelo mar e se tornem grandes velejadores", desejou o oficial. 

Audi YCSA Sailing Team

Mais informações no site ycsa.com.br


A I / ZDL
Foto / ZDL / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário