Fernando Aranha volta a competir no Cross Country em Sochi nesta quarta-feira (12)

Written By Podio Sport on quarta-feira, 12 de março de 2014 | 01:05


.

Esquiador brasileiro disputa a prova de Sprint 1km durante a madrugada




Primeiro atleta brasileiro a competir em Jogos Paralímpicos de Inverno, Fernando Aranha volta à pista do Complexo Laura de Cross Country e Biathlon, em Sochi (Rússia), nesta quarta-feira, 12. Às 3h (de Brasília, 10h no fuso local) da madrugada, o brasileiro disputa a prova de Sprint 1km de Sochi-2014, nesta que será sua segunda participação desta edição dos Jogos. 

No evento, os atletas largam um de cada vez, de forma intervalada, na etapa classificatória, que define os 12 atletas que avançam às baterias finais (às 5h30 do Brasil). Aranha reconhece a dificuldade de uma prova de tiro curto, mas sabe que teve boas performances nos Sprints durante a temporada. Em Sochi, os atletas enfrentarão um percurso de 823m, colocando a prova a explosão muscular e a velocidade. 

“Na prova de Sprint, consegui meus melhores resultados, mas ela é muito mais difícil. É a mais difícil das três que competirei aqui em Sochi. É muito técnica. E, como percorremos o trajeto por pouco tempo, não podemos errar. Não dá para consertar um erro, uma queda. Se eu escorregar por um segundo, não passo para a semifinal. Mas vou dar o meu melhor, como sempre”, promete Aranha, que estreou no domingo nos 15 km alcançando o primeiro Top 15 em provas de nível mundial.

Esquiador brasileiro disputa a prova de Sprint 1km durante a madrugada

Fernando Aranha foi o primeiro atleta a representar o Brasil nos Jogos de Inverno e ainda voltará a competir mais uma vez, no domingo (16), nos 10 km. André Cintra, do Snowboard Cross, também representa o País em Sochi-2014 e entrará em ação na sexta-feira.

O esqui cross-country é aberto a atletas com deficiências físicas e visuais. Dependendo da limitação física, o esquiador pode usar um sit-ski (uma cadeira equipada com um par de esquis), caso de Fernando Aranha. Atletas com deficiência visual competem com um atleta-guia. Tanto as mulheres como os homens participam em provas de distâncias curtas, médias e longas, ou então no revezamento por equipe. 

Os Jogos Paralímpicos de Sochi serão disputados até 16 de março, por 575 atletas. Eles vão competir em 72 eventos, de cinco modalidades: Ski Alpino, Biathlon, Cross Country, Sledge Hockey e Curling. O snowboard estreia como parte da programação do Ski Alpino.


A I / CBDN
Foto / CPB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário