Fernando Aranha cumpre meta pessoal no primeiro desafio brasileiro dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Written By Podio Sport on terça-feira, 11 de março de 2014 | 12:38


.

Atleta paulistano disputou os 15km do Cross Country na madrugada deste domingo (9), em Sochi, e terminou entre 15 primeiros em dia de domínio russo




A primeira participação do Brasil em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno terminou com sensação de dever cumprido. Neste domingo (9), Fernando Aranha, 35, um dos dois atletas do País em Sochi-2014, competiu nos 15km do Cross Country e terminou em 15º, cumprindo a meta pessoal estabelecida para a prova que considera mais difícil entre as três do programa. Na Rússia, Aranha ainda disputará o sprint de 1km, na próxima quarta-feira (12) e os 10km, no domingo (16) data de encerramento dos Jogos. André Cintra, outro brasileiro em Sochi, compete no snowboard na sexta-feira (14).

Fernando foi o sexto atleta a largar no Complexo Laura de Cross Country e Biathlon, em Sochi. Vinte e um atletas de oito países brigaram por medalhas na prova, percorrendo cinco vezes um percurso de 3km. Aranha completou os 15km em 49min31s4, o que o deixou em 15º lugar no resultado final. O brasileiro terminou à frente de dois canadenses, dois norte-americanos e dois italianos. O resultado foi o melhor do esquiador até agora em provas de 15km desse nível, com os principais atletas do mundo. 

Competindo em casa, os russos fizeram um pódio triplo: Roman Petushkov foi ouro (40min51s6), Irek Zaripov, prata (41min55s1) e, Aleksandr Davidovich, bronze (42s08s6). 

“A prova foi sofrida, mas muito divertida. Caí umas cinco, seis vezes no percurso, mas o ritmo estava bom. O tempo estava quente, gostoso”, contou Aranha. A temperatura em Rosa Khutor estava em torno de 10° C, considerado quente se comparada às marcas negativas no termômetro registradas em edições anteriores dos Jogos de Inverno. “Também gostei da posição em que larguei. Tinha gente para eu correr atrás, e tinha gente na minha cola. Ou seja, tive muita motivação para buscar meu melhor resultado”.

Delegação brasileira

Querido pela torcida russa, o brasileiro era bastante aplaudido quando passava esquiando pela arquibancada onde o público assistia à prova. “A ficha caía toda vez em que via as pessoas gritando. Era fantástico. Comecei a sentir o peso de um evento dessa magnitude. Estou me sentindo muito feliz”, comentou.

Mesmo exausto após percorrer 15km, o paulista disse que ainda tinha fôlego e vontade para mais. “Eu sempre vou querer mais uma volta para conseguir alcançar o atleta da frente. Consegui passar um na última volta e pensei: uma meta atingida”. 

O programa paralímpico do Cross Country é aberto a atletas com deficiências físicas e visuais. Dependendo da limitação física, o esquiador pode usar um sit-ski (uma cadeira equipada com um par de esquis), caso de Aranha.

Os Jogos Paralímpicos de Sochi serão disputados até 16 de março, por 575 atletas. Eles competirão em 72 eventos, de cinco modalidades: Ski Alpino, Biathlon, Cross Country, Sledge Hockey e Curling. O Snowboard Cross estreará nos Jogos como parte da programação do Ski Alpino.

Fernando Aranha em ação


 Vídeo / http://vimeo.com/88573349


A I / CBDN
Foto / CPB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário