André Cintra é escolhido como porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Paralímpicos de Sochi

Written By Podio Sport on sexta-feira, 7 de março de 2014 | 00:12


.

Com Fernando Aranha, atleta representará o País na primeira participação paralímpica brasileira da história




Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia), começam, oficialmente, nesta sexta-feira (7), com a realização da Cerimônia de Abertura. A festa, marcada para as 13h14 (de Brasília) no Estádio Olímpico Fisht, terá a presença inédita da bandeira do Brasil em uma edição de Jogos Paralímpicos de Inverno. André Cintra, do Snowboard Cross, foi o nome escolhido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para carregar a bandeira nacional. Fernando Aranha, do Ski Cross Country, é o outro pioneiro atleta que representará o Brasil nos Jogos.


Hoje pela manhã (6), André, Fernando e o restante da delegação brasileira participaram de uma cerimônia de boas-vindas em uma das vilas paralímpicas. Após calorosa recepção e a apresentação dos atletas aos presentes, também foi realizada o hasteamento da bandeira. “Fiquei bastante emocionado quando a bandeira foi levantada. As pessoas estão sendo muito carinhosas com a gente. O mundo inteiro tem simpatia pelo Brasil”, relatou André, primeiro atleta nacional a garantir vaga nos Jogos.

Fernando Aranha

Praticante de Snowboard há quatro anos, o paulistano chega à Rússia como 18º colocado no ranking mundial. Desde 2012, André participa dos Campeonatos Brasileiros e realiza treinamentos fora do País, além de ter disputado etapas de Copa do Mundo nesse período.


“Será uma grande honra poder carregar a bandeira do Brasil. Estou muito feliz. É impossível não se emocionar se pensarmos que estamos, aqui, representando o País pela primeira vez”, disse o atleta, de 34 anos.  


O Snowboard Cross também estreia no programa paralímpico, como uma das disciplinas do Ski Alpino.  Os Jogos Paralímpicos de Sochi-2014 serão disputados até 16 de março, por 575 atletas, de 44 países, que competirão em 72 eventos e cinco modalidades: Ski Alpino, Biathlon, Cross Country, Sledge Hóquei e Curling.

André Cintra

Perfis dos atletas

Atleta: Fernando Aranha Rocha

Data e local de nascimento: 10/04/1978, em São Paulo (SP)
Peso: 76kg

Altura: 1,63m
Provas: 15km (Cross Country) 9/3, 3h00*; Sprint 1km (Cross Country) 12/3, 3h00* e 10km (Cross Country) 16/3, 5h45*

Classe funcional: LW11.5 (sitting)
História: Por causa de uma poliomielite, Fernando Aranha teve o movimento das pernas prejudicado aos 4 anos de idade. Aos 16, um amigo sugeriu que praticasse basquete em cadeira de rodas. Foi, então, que ele fugiu do orfanato em que vivia e foi ao Ibirapuera para conhecer um time. Começou a praticar o esporte e, a partir daí, passou a experimentar outras modalidades. Hoje, além do esqui cross-country, compete no ciclismo adaptado e no paratriatlo.


Atleta: André Cintra Pereira
Data e local de nascimento: 22/03/1979, em São Paulo (SP)
Peso: 77kg
Altura: 1,80m
Prova: Snowboard Cross (Ski Alpino) 14/3, 3h00*

Classe funcional: lower limb impaired (deficiência nos membros inferiores)
História: Aos 18 anos, André sofreu um acidente de moto e teve de amputar a perna direita um pouco acima do joelho. Há quatro anos, se interessou pelo Snowboard e se aventurou no esporte. Apesar de ter praticado Surf e Skate antes do acidente, teve dificuldades no início da modalidade na neve. Equilibrar-se utilizando uma prótese era muito difícil. Em uma viagem aos Estados Unidos, conheceu uma prótese apropriada para a prática do da modalidade e passou a competir.

*Horário de Brasília

Delegação brasileira


 A I / CBDN
Foto / CPB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário