60 PARTICIPANTES NO 1º DIA DO CURSO NÍVEL 1 DA ENTB EM BELO HORIZONTE

Written By Podio Sport on sexta-feira, 14 de março de 2014 | 11:54


.

Belo Horizonte, MG - Com a participação de 60 inscritos, vindos de vários cantos do Brasil, teve início nesta quinta-feira (dia 13), o primeiro “Curso Nível 1” de 2014 da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB), que tem apoio do Comitê Olímpico Brasileiro por meio da Lei Agnelo Piva. O evento está sendo realizado até o próximo domingo (16), no ginásio da Associação de Veteranos de Basquete de Minas Gerais (Rua Manila, 425 – Bairro Estrela Dalva), em Belo Horizonte. 

Vindo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Pietro Lovato, de 21 anos, é treinador das categorias do Mini e Sub-14 do Corinthians Atlético Clube.  

"Estou participando pela primeira vez da Escola e muito motivado com a possibilidade de aprender com técnicos renomados como o Rubén Magnano, Flávio Davis e Régis Marrelli. Acredito que todo o ambiente da ENTB propicie um grande aprendizado, já que podemos realizar um intercâmbio com profissionais de todo o país. É uma grande oportunidade de crescer com palestras e com os participantes que estão aqui. Quero aprender ao máximo e agregar o conhecimento do que vem sendo trabalhado no Brasil e que não é dado na faculdade", contou Lovato. 

Já Letícia Rezende, de 38 anos, de Boa Vista, em Roraima, têm como objetivo aprender a ensinar. A professora quer levar o basquete para a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde leciona. 

"Sou pedagoga, mas estou finalizando a faculdade de Educação Física. Na minha escola já trabalhamos algumas modalidades esportivas, mas estava faltando o basquete. Como nunca treinei ou joguei, estou aqui em Belo Horizonte para aprender a ensinar essa modalidade. Já conhecia todos os técnicos de jogos que acompanho pela televisão e está sendo uma grande oportunidade aprender com eles. Estou aprendendo a corrigir pequenos detalhes da modalidade que podem fazer a diferença na qualidade de um jogador", analisou Letícia.  

O coordenador Pedagógico da ENTB, Flávio Davis, abriu o Curso de Belo Horizonte com a palestra sobre "Arremesso", seguida de aula prática que contou com a participação dos jogadores Sub-15 do Minas Tênis Clube (MG).  

"Arremesso é um dos fundamentos mais importantes do basquete. Na verdade, todos são importantes, mas o arremesso é o que dá mais prazer. E os técnicos desta categoria precisam estar preparados para ensinar bem, pois só assim o jogador será um bom arremessador", comentou Davis, que na prática falou sobre equilíbrio, posicionamento do corpo para um arremesso perfeito, além do olhar para cesta e o arco da bola. 

Na sequência o treinador Régis Marrelli abordou sobre os "Fundamentos Individuais de Ataque", e o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano, fechou o primeiro dia do Curso com o tema "Fundamentos Individuais de Defesa".  

O curso de capacitação Nível 1 é composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas: quatro dias de aulas teóricas e práticas. Os participantes aprovados com média sete ou superior e que estiverem de acordo com o sistema CONFEF/CREF, receberão a carteirinha “Nível 1”. Os demais terão direito somente ao “Certificado de Participação”.

Com a participação de 60 inscritos, vindos de todos os cantos do Brasil, teve início o primeiro “Curso Nível 1” da ENTB

Confira as imagens do 1º dia da ENTB Nível 1 . 

Programação 

Quinta-feira (dia 13)
15h00 / 16h10 – Arremesso (Flávio Davis)
16h10 / 17h20 – Fundamentos Individuais de Ataque (Régis Marrelli)
17h20 / 18h10 – Fundamentos Individuais de Defesa (Rubén Magnano)
 

Sexta-feira (dia 14)
09h00 / 10h30 – Postura e Conduta do Treinador (Flávio Davis)
10h30 / 12h00 – Desenvolvimento de Projetos (Keyla Monadjemi)
14h00 / 15h30 – Desenvolvimento do Passe (Régis Marrelli)
15h30 / 17h00 – Contra ataque (Flávio Davis)
17h00 / 18h30 – Fundamentos Coletivos de Defesa (Rubén Magnano)
 

Sábado (dia 15)
09h00 / 10h30 – Sistemas de Defesa (Rubén Magnano)
10h30 / 12h00 – Fundamentos Coletivos de Ataque (Régis Marrelli)
15h00 / 16h10 – Coordenação Motora / Jogos Lúdicos (Victor Mansure)
 

Domingo (dia 16)
09h00 / 10h30 – Planejamento do Treinamento (Victor Mansure)
10h30 / 12h00 – Avaliação
 

Cadastro Nacional 

O Cadastro Nacional é uma importante ferramenta de informação e comunicação entre os profissionais da modalidade.
Para se cadastrar Clique aqui.
 

Sobre a ENTB 

A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O Nível 2 é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o Nível 3 é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível.  

Próximos Cursos  

Curso em Brasília (DF) – 10 a 13 de abril – Nível 1
Projeto Mentor – abril a junho – Sem carteira
Curso em Goiânia (GO) – 15 a 18 de maio – Nível 2
Clínica Liga de Desenvolvimento (LDB) – Final do NBB (maio) – Sem carteira
Curso em São Paulo (SP) – 24 a 27 de julho – Nível 3
Clínica em Novo Hamburgo (RS) – 29 de julho a 1º de agosto – Sem carteira


 A I / CBB
Foto / Thiago Pires/ FMB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário