Seleção Masculina de Handebol busca o bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos

Written By Podio Sport on quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 | 21:42


.

Atletas experientes como o goleiro Maik Santos esperam repetir conquista da edição de 2010, desta vez com grupo reformulado




Santo André (SP) - A Seleção Masculina de Handebol viaja para o Chile, na próxima quarta-feira (5), com o objetivo de manter o título dos Jogos Sul-Americanos. Na edição de 2010, em Medellin, na Colômbia, a equipe foi soberana e venceu a Argentina na final. De lá para cá, o trabalho com a modalidade no País se desenvolveu ainda mais e o grupo passou por uma grande renovação, porém, alguns atletas experientes permanecem e vão com muita vontade de subir ao lugar mais alto do pódio novamente.

Este é o caso do goleiro Maik Santos. Após muitos anos integrando a Seleção, ele precisou ficar um período afastado para tratar algumas lesões. O regresso, desde o ano passado, tem gosto especial e o Sul-Americano será a primeira competição oficial desde que passou a defender o Brasil novamente. Em 2013 e 2014, esteve presente em torneios amistosos disputados na Espanha e na Tunísia e foi um dos grandes destaques.

"Nosso primeiro objetivo é nos classificarmos para os Jogos Pan-Americanos, em 2015, no Canadá. Queremos fazer bons jogos e conquistar vitórias importantes, principalmente contra o Chile e a Argentina, que são os rivais com quem vamos bater mais de frente. Será bom também para o Brasil pegar mais ritmo de competição oficial. É uma sensação boa voltar. No momento em que ficamos fora, vemos o quanto é importante e gostoso estar na Seleção", salientou o paulista de 30 anos que joga no TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã/Taubaté (SP).

A empolgação do defensor é nítida para seguir cada vez mais evoluindo tanto em conjunto quanto individualmente. "Vou seguir fazendo o que sempre fiz, me dedicando ao máximo, entrando no jogo como se fosse o último e fazendo tudo para ajudar a Seleção a conquistar nossos objetivos. Para isso, temos que trabalhar muito, manter nosso foco e ir degrau a degrau. Nosso nível está subindo. Estamos participando de muitas competições internacionais. Isso é importante para o nosso crescimento e para a melhoria da modalidade." 

Rick Miles também esteve na edição de 2010 dos Jogos

Como um dos mais experientes do grupo, Maik tenta também ajudar os que estão chegando agora e que demonstram um bom potencial. "Cheguei a um ponto em que posso passar mais experiência. Já estive em muitos campeonatos. É bom ver a juventude e a disposição do jogadores que estão vindo agora das categorias de base para compor o grupo. O time está bastante veloz e com um porte físico importante para a Seleção. Vamos ver como vamos nos comportar nessa competição."

Se todos os atletas jovens seguirem os passos do goleiro, o País estará bem representado por muito tempo. Porém, ele mesmo afirma que não é fácil e que é preciso muita dedicação. "O segredo para obter bons resultados é treinar, se dedicar e ter objetivo. O meu no ano passado era conquistar títulos com meu clube e voltar para a Seleção. Eles foram alcançados e, consequentemente, por esse empenho, vieram algumas premiações individuais importantes, como o melhor goleiro e jogador do Pan-Americano de Clubes, melhor goleiro no Mundial de Clubes do Qatar e da Liga Nacional. Foram conquistas individuais que premiam o meu esforço, o quanto eu lutei e sofri com as dores para poder retornar. Fico feliz, só que já passou. Agora tenho que continuar meu trabalho e seguir pensando que posso participar das futuras competições da Seleção, até chegar nas Olimpíadas e trazer um resultado inédito para o Brasil", disse mostrando muita determinação.

O handebol terá como sede a cidade de Viña del Mar, no litoral chileno. A competição masculina conta com duas chaves. O Brasil faz parte do grupo B e estreia contra a Venezuela no sábado (8). Na segunda-feira (10), o adversário será o Uruguai, e na quarta-feira (12) o Paraguai. Na sexta-feira (14) serão disputadas as semifinais e no domingo (16) a final. No grupo A estão Argentina, Chile e Colômbia.

No feminino, o Brasil irá disputar o campeonato em chave única e estreia no domingo (9) contra o Chile, na terça (11) enfrenta o Paraguai, na quinta (13) a Argentina, e no sábado (15) o Uruguai.

Os Jogos Sul-Americanos serão realizados de 7 a 18 de março e irão reunir 14 países, para a disputa de 43 modalidades. 

Maik Santos destaca a entrada de jovens atletas na Seleção

Tabela Masculino
(horário de Brasília)

Sábado (8)
16h - Brasil x Venezuela
18h - Uruguai x Paraguai
20h - Argentina x Chile

Segunda-feira (10)
16h - Venezuela x Paraguai
18h - Uruguai x Brasil
20h - Chile x Colômbia

Quarta-feira (12)
16h - Brasil x Paraguai
18h - Colômbia x Argentina
20h - Venezuela x Uruguai

Sexta-feira (14)
16h - 3° grupo A x 4º grupo B
18h - 1° grupo A x 2º grupo B - semifinal
20h - 2º grupo B x 1º grupo A - semifinal

Domingo (16)
16h - 3° grupo B x 3° grupo A
18h - disputa do bronze
20h - disputa do ouro

Seleção Masculina

Goleiros: Luiz Ricardo Milles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã-Taubaté).

Armadores: Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e José Guilherme de Toledo (ACEU/Univali/FMEBC-SC).

Centrais: André Vinícius Mendes Silva (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté) e Thiago Roberto Torres dos Santos (São José dos Campos-SP).

Pontas: Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté).

Pivôs: Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa


A I / CBHb 
Foto / Cinara Piccolo / Photo&Grafia / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário