Jornada dupla do Brasil em Sochi tem Jaqueline Mourão e Josi Santos na neve

Written By Podio Sport on sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 | 02:51


.

Nesta sexta (14), Jaque encerra sua participação no Biathlon, enquanto Josi Santos começa a escrever a história olímpica do País no Aerials





O nono dia de Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (Rússia), terá duas brasileiras em ação. Após disputar duas provas em três dias, a mineira Jaqueline Mourão finaliza a sua quinta participação olímpica com o Individual (15 km) do Biathlon, a partir das 12h (de Brasília). Já a paulista Josi Santos compete pela primeira vez em uma edição dos Jogos, realizando a estreia do Brasil no Ski Freestyle, disputando a prova de Aerials a partir das 11h45. 

A especialista em acrobacias, de 29 anos, foi a primeira brasileira somar pontos pelo País em provas internacionais. “Meu objetivo é representar bem o Brasil na primeira participação olímpica do país na modalidade e fazer uma prova bonita”, destaca a esquiadora, negando que haja más condições para competição. “Estão falando sobre pistas perigosas em outras modalidades, mas não achei”. 

Ao lado de 23 outras atletas, Josi disputa as eliminatórias do Aerials, das quais saem as 12 finalistas após duas tentativas de salto. Com anos de experiências na ginástica, a atleta garante que não sofre com a pressão. “Se não fosse a ginástica, eu não estaria aqui. A ginastica ajuda muito às acrobacias do aéreo, a consciência corporal, noção espacial. E também em termos de concentração para as provas. Já passei por isso antes”, comenta.

Nesta quinta-feira, Josi treinou normalmente na pista da competição, realizando saltos que já está acostumada a fazer e que a levaram a vaga olímpica. Em janeiro, a atleta participou de três etapas de Copa do Mundo, alcançando um 25º lugar em Val St. Come (Canadá). O sorteio da ordem de largada acontece ainda na noite desta quinta.

Jaqueline Mourão


Fim da Maratona 

Com três provas de endurance em seis dias, Jaqueline Mourão encerra sua participação nos Jogos de Sochi-2014 com o Individual (15 km) do Biathlon. A prova será a mais longa das três e ainda conta com quatro passagens pelo stand de tiros, por isso exigiu preparação especial da mineira.

“O foco foi no tiro, principalmente na precisão”, revela Guido Visser, treinador da brasileira, apontando a preocupação com o bom desempenho nos alvos, já que as punições por erro acarretam em acréscimo de tempo. “Um bom desempenho será aplicar as técnicas de tiro e esquiar bem. O percurso é muito exigente física e tecnicamente. Ela terá de dosar o esforço para chegar em controle no campo de tiro. Cada erro conta no tempo total do atleta”.

A prova, realizada às 18 horas no fuso local, também deve exigir uma mudança de regulagem entre as passagens em pé e deitada. Desde a última prova disputada, Jaque fez longas sessões de tiro, além de preparar-se com um pouco de corrida e ski. No Sprint, em 9 de fevereiro, a atleta teve desempenho de 9 acertos em 10 possíveis.

“Um minuto de penalidade é muita coisa. Então vale a pena perder um pouco mais de tempo na concentração para o tiro, além do bom ajuste da carabina”, completa Jaqueline.

Mesmo com a agenda corrida de provas, a multiatleta e recordista de participações olímpicas entre as mulheres brasileiras, destaca que está preparada para encarar a terceira prova numa mesma edição de Jogos. “Estou muito animada. Corrigi algumas coisas no meu aquecimento, já que a temperatura vai estar mais alta do que nos outros dias. Vou fazer de tudo para atirar bem como na primeira prova”, pontua a pioneira brasileira no Biathlon olímpico, que chegou a pedir mais carga de treinos.

“É um esporte apaixonante. A torcida participa, vibra com os acertos no tiro. É muito emocionante. Até o último tiro você não sabe quem vai ganhar. É um esporte que cativa muito por misturar a performance física e a do tiro”, continua.

A próxima participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi-2014 será de Isabel Clark, no Snowboard Cross, no domingo (16). Isabel é responsável pelo melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno, a nona colocação em Torino-2006, na mesma prova. 

A CBDN participa de Sochi-2014 com recorde de atletas e modalidades classificados: seis atletas em cinco modalidades e dez provas diferentes. Junto com os seis atletas da CBDG, o Brasil tem a maior delegação latino-americana nos Jogos Olímpicos de Inverno. 


A I / CBDN
Foto / CBDN / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário