Jaqueline Mourão será a porta-bandeira da delegação brasileira na Abertura de Sochi-2014

Written By Podio Sport on terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 | 20:59


.

Atleta da CBDN está em sua quinta participação em Jogos Olímpicos, recorde entre mulheres




Jaqueline Mourão já estava na história do esporte brasileiro por ser a única mulher brasileira a disputar edições de Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Nesta terça-feira (4), a atleta mineira foi anunciada como porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, somando mais um marco na carreira. Mesmo em sua quinta participação olímpica, Jaqueline se emocionou com o anúncio feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e Chefe da Missão Olímpica Brasileira, Stefano Arnhold. A Cerimônia de Abertura dos Jogos será realizada na próxima sexta (7).


“Estou muito emocionada, me lembrando de toda a minha trajetória. É muito legal poder ter esse reconhecimento. Espero mostrar para muitos que é possível alcançar sonhos que parecem impossíveis. Eu não esperava. É um sonho se tornando realidade”, disse Jaqueline, que irá disputar a competição de Cross Country, como nas duas últimas edições dos Jogos, e o Biathlon, na primeira participação brasileira na modalidade – na qual Jaque também será a única latina.


Oriunda do ciclismo, Jaqueline começou a se familiarizar com o esqui em 2005, no Canadá, quando uma nevasca a impediu de realizar treinos sobre duas rodas. A recordista brasileira resolveu experimentar o esqui e a paixão foi imediata. Após a participação em Pequim-2008, a mineira decidiu se dedicar somente às modalidades de inverno. O Biathlon veio quando não podia esquiar. Grávida após os Jogos de Vancouver-2010, começou a atirar. “O brasileiro está descobrindo os esportes de inverno e é legal ter esse reconhecimento. Eu tenho certeza de que essa delegação é a mais forte do Brasil. Todos os atletas se dedicaram muito pra chegar até aqui. A qualidade do atleta brasileiro está cada vez melhor e a tendência é melhorar cada vez mais”, afirmou a recordista, empatada ao lado de Fofão (Vôlei) e Formiga (Futebol) em número de participações olímpicas.


Stefano Arnhold se disse honrado em dar a notícia, de surpresa, à Jaqueline. “Ela é uma atleta extremamente dedicada, um exemplo para as futuras gerações. O biathlon é uma das modalidades de neve mais complexas e ela conseguiu a classificação com apenas quatro anos de treinamento. Não é uma conquista fácil, muito longe disso”, afirmou, comemorando a evolução da delegação brasileira ao longo dos anos. “Aos poucos vamos aumentando a representatividade do Brasil em Jogos de Inverno, desde a primeira participação, em Albertville-92. Isso é fruto do trabalho das Confederações, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte. Desta forma, devagarzinho a gente começa a incomodar”, concluiu.

A atleta mineira foi anunciada como porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi



Boas-vindas
Nesta terça também foi realizada a cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira aos Jogos Olímpicos. Após o Hino Olímpico, a Bandeira Brasileira foi hasteada na Vila ao som do Hino Nacional. Além disso, os atletas brasileiros foram recebidos oficialmente pelo ex-ginasta russo Alexei Nemov, dono de 12 medalhas olímpicas.  A cerimônia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do COB, Bernard Rajzman, entre outros.


Dentre os atletas da CBDN, Isabel Clark (Snowboard) e Josi Santos (Ski Freestyle), além das comissões técnicas das três modalidades, também marcaram presença na ao lado de Jaqueline.

“Cada Olimpíada é diferente e especial. Já estive aqui ano passado, gostei bastante da pista. Estou muito contente com meus quatro anos de preparação. Agora é ficar tranquila para o dia da competição e fazer o melhor possível”, disse Isabel Clark, responsável pelo melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno, a nona colocação no Snowboard Cross em Torino- 2006.


Leandro Ribela, do Cross Country, será o próximo a desembarcar em Sochi, no dia 6. Já Maya Harrisson e Jhonatan Longhi, do Ski Alpino, chegam aos Jogos apenas na segunda semana de competição, em 14 de fevereiro. A porta-bandeira, Jaqueline Mourão, abre a participação brasileira no primeiro domingo de provas, dia 9, no Sprint (7,5km) do Biathlon.


A I / CBDN
Foto / CBDN / Divulgação

 

0 comentários:

Postar um comentário