CT do Clube BM&FBOVESPA recebe seletiva para o Mundial, evento indoor inédito no Brasil

Written By Podio Sport on terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 | 20:17


.

No dia 16, os atletas em busca de marca para Sopot terão a oportunidade de competir nas mesmas condições das disputas em ginásio fechado realizadas no exterior




São Paulo - No dia 16, o ginásio indoor do Centro de Treinamento do Clube BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul, vai ser palco de uma competição inédita no Brasil: a primeira etapa do Desafio Caixa Indoor, que servirá como tentativa de obtenção de índice para o Mundial Indoor de Sopot, em março, na Polônia. Pela primeira vez no País, os atletas vão poder competir nas mesmas condições das disputas indoor realizadas no exterior: sem interferência do clima nem provas ou distâncias adaptadas.

Inaugurado em maio de 2012, o ginásio indoor do CT do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é o primeiro do gênero no Brasil, com pista de 60 m e seis raias, tanque de areia para salto em distância, pé-direito de 10 metros para a prática do salto com vara e setor para o arremesso do peso.

Para os saltos - em distância, em altura e com vara -, a principal diferença será a ausência de vento, sol ou chuva. Nas provas indoor de velocidade, os 100 m rasos são substituídos pelos 60 m rasos e homens e mulheres disputam apenas uma distância nas barreiras: os 60 m com barreiras. Com a pista menor, a quantidade de barreiras também diminui, passando de dez para cinco, mas a altura e a distância entre elas permanecem as mesmas das provas ao ar livre.

"Nos 60 m com barreiras, a prova acaba sendo mais de velocidade e ritmo do que de resistência. A distância é menor, o número de barreiras diminui... Mas não exige nenhuma preparação especial", diz Edemar Alves, técnico de provas combinadas - decatlo e heptatlo - do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que terá Melry Neri Caldeira na distância.

"No geral, a principal diferença mesmo é que em ginásio indoor o clima é controlado. Não chove, não tem sol, não tem vento... O papel do vento é curioso. No salto com vara, por exemplo, às vezes é até melhor saltar ao ar livre porque pode ter vento a favor", prossegue Edemar, que terá Luiz Alberto Cardoso de Araújo no salto com vara.

Melry e Luiz Alberto participam da primeira etapa do Desafio Caixa Indoor como parte da preparação para a temporada ao ar livre. "Eles estão convocados para o Sul-Americano, em março, e não vamos ter muitas competições até lá. É também uma forma de quebrar a rotina de treinos, de sentir a adrenalina da competição... Mas tudo visando à temporada ao ar livre. O objetivo, lá na frente, é conquistar índice para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial de Pequim, em 2015", finaliza Edemar.

O ginásio indoor do CT do Clube BM&FBOVESPA

Programa-horário da primeira etapa do Desafio Caixa Indoor:

8h55 - salto com vara - feminino - final
9 horas - 60 m com barreiras - feminino - semifinal
9h05 - salto em altura - masculino - final
9h07 - arremesso do peso - feminino - final
9h10 - salto em distância - feminino - final
9h30 - 60 m com barreiras - masculino - semifinal
10 horas - 60 m com barreiras - feminino - semifinal
10h30 - 60 m - masculino - semifinal
10h55 - 60 m - feminino - semifinal
11 horas - salto em distância - masculino - final
11 horas - salto com vara - masculino - final
11h05 - salto em altura - feminino - final
11h10 - arremesso do peso - masculino - final
11h30 - 60 m com barreiras - masculino - final
11h45 - 60 m com barreiras - feminino - final
12 horas - 60 m - masculino - final
12h30 - 60 m - feminino - final


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrapé de Jornalismo
Foto / Agência Luz / BM&FBOVESPA / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário