Brasil participa do Cross Country em Sochi-2014 com dois atletas

Written By Podio Sport on segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 | 21:42


.


Nesta terça (11), Leandro Ribela e Jaqueline Mourão disputam a prova de Sprint estilo livre




Após a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 com Jaqueline Mourão no Biathlon,  o Brasil volta à neve do Complexo Laura de Cross Country e Biathlon, em Sochi (Rússia), nesta terça-feira (11). Jaqueline ganha a companhia de Leandro Ribela na disputa do Sprint do Cross Country, em técnica livre. O início da prova qualificatória feminina está marcado para as 8h (de Brasília), enquanto a masculina terá início às 8h25.


O paulista Leandro Ribela participa de sua segunda edição de Jogos Olímpicos, novamente no Cross Country. Em Vancouver-2010, Leandro foi disputou a prova de Distance, mas trocou de disciplina para esta edição dos Jogos. “Evolui bastante na parte técnica desde Vancouver. Neste ciclo, além do trabalho físico, nós fizemos um trabalho de ciências do esporte, com o uso da cinemática, buscando a eficiência dos movimentos. Também trabalhei a parte psicológica, para estar sempre focado e render o máximo na hora da prova. Então a minha meta para Sochi é conseguir colocar tudo o que eu trabalhei em diferentes áreas na hora da prova e atingir o meu limite físico e mental”, afirma Ribela, elogiando a estrutura dos Jogos na Rússia.


“Estou achando tudo excelente. Eu não sabia o que iria encontrar, já que nunca tinha vindo para Sochi. Estou surpreendido positivamente. A Vila é fantástica, muito perto da pista, o que gera um deslocamento mínimo. É muito cômodo para descansar, treinar e se alimentar. A pista também é excelente”, completa.


Na prova qualificatória de Sprint estilo Livre, cerca de 110 atletas percorrerão a pista de pouco mais de 1 km, em uma tomada de tempo individual, com largadas a cada 15 segundos. Os 30 mais rápidos passam para as baterias finais, quando seis atletas competem em eliminatórias até a determinação de um vencedor.


Atual líder do ranking latino-americano no Sprint, Leandro Ribela começou a praticar esportes aos três anos, por indicação médica para tratar de uma bronquite. Aos 19 anos se tornou instrutor de Ski Alpino e combinou a função com a paixão por esportes de endurance. Cinco anos mais tarde, passou a dedicar-se integralmente aos treinos e competições de Cross Country e Biathlon,


A lembrança mais marcante da participação em Vancouver, segundo Ribela, foi a Cerimônia de Abertura. “A entrada no estádio, o narrador gritando o nome do Brasil. Aquilo me marcou muito. Cheguei a ficar na dúvida se teria a mesma sensação aqui em Sochi. Mas é a mesma coisa. Ou até melhor. Tive a certeza de que valeu cada segundo de trabalho”, afirma o esquiador.


Jaqueline Mourão, que iniciou a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno no Biathlon, também volta à pista. Agora, a porta-bandeira da delegação brasileira foca no Cross Country, como nas duas primeiras participações em Jogos de Inverno, em Torino-2006 e Vancouver-2010. “Essa será a minha prova mais desafiadora aqui em Sochi. Eu sou uma atleta de resistência, de longa distância, e esta é uma prova rápida. O Sprint é muito curto, então um segundo muda todo o resultado. Mas a tensão da primeira prova já passou e estou me sentindo bem”, ressalta Jaqueline.

Leandro Ribela


Estreia brasileira certeira
Neste domingo, a mineira Jaqueline Mourão começou bem a trajetória brasileira no Biathlon olímpico. Com nove em dez tiros certos, a recordista conseguiu um resultado satisfatório. “Estou muito contente com a minha prova, que foi muito forte. Saio feliz por ter conseguido bom desempenho na linha de tiro", avalia Jaque, destacando que está acostumada a alternar entre as modalidades. “Para mim é bem tranquilo. Há quatro anos que eu faço isso constantemente. O Cross Country e o Biathlon só ajudam um ao outro".


Depois das provas de Cross Country, nesta terça, a próxima participação brasileira será novamente de Jaqueline Mourão, no Individual (15km) do Biathlon, na próxima sexta-feira, dia 14. Nesse mesmo dia, Josi Santos inaugura a história olímpica do Brasil no Ski Freestyle, competindo no Aerials.


A CBDN participa de Sochi-2014 com recorde de atletas e modalidades classificados: seis atletas em cinco modalidades e dez provas diferentes. Junto com os seis atletas da CBDG, o Brasil tem a maior delegação latino-americana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Jaqueline Mourão



A I / CBDN
Foto / COI / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário