BASQUETE 3x3: DOS ESTADUAIS AO WORLD TOUR FIBA 2014

Written By Podio Sport on quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 | 10:04


.

Rio de Janeiro, RJ – No mês de setembro, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá organizar o Basquete 3x3 World Tour 2014, com as melhores equipes das Américas. Mas para disputar a competição internacional, os times nacionais precisam disputar antes os campeonatos estaduais que servirão de classificatórios para as fases regionais do Campeonato Brasileiro e consequentemente para a fase final. De acordo com o calendário da CBB, os campeonatos estaduais serão disputados de março a maio, enquanto o Campeonato Brasileiro está previsto para o período de junho até agosto. 

“É fundamental que nas competições regionais os organizadores utilizem o Eventmaker da FIBA, que é um programa que permite a coordenação e promoção dos eventos, além de unificar as competições realizadas pelas entidades nacionais e internacionais. Essa plataforma funciona como uma forma de rede social e também facilita a atualização dos dados dos atletas, a pontuação e o ranking”, explica Francisco Oliveira, Gerente de Eventos da CBB.  

Em 2013, a CBB realizou o circuito nacional do Basquete 3x3 que foi dividido em quatro etapas regionais classificatórias (Recife, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) e uma fase final no Rio de Janeiro, que teve transmissão ao vivo do SPORTV. 

Ao final da temporada 2013, o Brasil terminou em primeiro lugar no Sub-18 Feminino, em segundo no +18 Feminino e Masculino e em terceiro no Sub-18 Masculino

“Ao todo foram 508 atletas representando 127 equipes femininas e masculinas do Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Esses números comprovam o crescimento da modalidade no país”, comenta Francisco, “As três primeiras colocadas na categoria +18 masculina foram as representantes do Brasil no World Tour: a campeã Encestando um Sorriso (SP), a vice-campeã Lendas (RJ) e a terceira colocada Sky/Cearense (CE)”, completa.
 

Ao final da temporada 2013, o Brasil terminou em primeiro lugar no Sub-18 Feminino, em segundo no +18 Feminino e Masculino e em terceiro no Sub-18 Masculino. Entre os 43.307 jogadores ranqueados na modalidade pela FIBA, 2.974 são brasileiros e 30 estão entre os 100 primeiros colocados nas categorias +18 masculina (10), +18 feminina (11), Sub-18 feminina (8) e Sub-18 masculina (1).  

“O Ranking leva em consideração as competições realizadas por cada Federação, o número de atletas registrados e o desempenho dos jogadores de cada entidade nos últimos doze meses”, finaliza Francisco. 

- Quer saber mais sobre o Basquete 3x3 no Brasil? Clique aqui


 A I / CBB
Foto / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário