Atletas do Centro de Excelência buscam índice para o Mundial Juvenil dos EUA

Written By Podio Sport on sábado, 22 de fevereiro de 2014 | 02:04


.

Segunda etapa do Desafio Caixa Indoor será realizada neste sábado (22), no estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo



São Paulo (SP) - A pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo, será sede neste sábado (22) do Desafio Caixa Indoor. Após a primeira etapa, realizada no último domingo em São Caetano do Sul (SP), agora é a vez do Ibirapuera receber atletas que buscam vaga no Mundial Indoor de Sopot, de 7 a 9 de março, na Polônia. Simultaneamente, dois saltadores do Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo (CEE), buscam outro objetivo na competição. Mateus Adão de Sá e Bruno Valério de Souza, ambos do salto triplo, querem conquistar o índice para outro evento, o Campeonato Mundial Juvenil, em julho, na cidade de Eugene nos EUA.

"É muito boa a expectativa para o Mateus e o Bruno. Eles buscam nesse Desafio Caixa Indoor superar a marca de 15,66 m e poderem disputar uma vaga no Mundial. Durante a temporada passada os dois superaram a distância e têm tudo para repetir o resultado no Ibirapuera", avalia Nélio Moura, técnico do CEE, projeto desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ). Em 2013, Mateus saltou 16,05 m e Bruno, 15,73 m.

F1- Mateus Adão de Sá no salto triplo

Cada país terá direito a duas vagas por prova na competição internacional. Superar a marca dos 15,66 m é só o primeiro passo para os jovens atletas atingirem a principal meta de 2014. "Fazer o índice é o primeiro requisito, um passo decisivo e importante. Mas, eles não estarão garantidos se conseguirem a marca, porque o Brasil só pode levar dois por prova. No salto triplo, é comum termos vários brasileiros com o índice. Dessa forma, a definição só virá no Campeonato Brasileiro, em junho. Quem ganhar e tiver o índice, automaticamente estará classificado", destaca Nélio Moura.

Além da dupla juvenil, outros dois atletas do salto triplo também competirão no Ibirapuera. Ambos da categoria Sub-23, Claudine Paola Gimenes e Kauam Kamal Aleixo realizam ainda os trabalhos de base no ano. "A Claudine vem treinando bem, porém estamos encarando a competição apenas como uma primeira oportunidade de avaliação", conta Nélio. "É o mesmo caso do Kauam, que tem o Campeonato Brasileiro como meta, no meio do ano, podendo brigar por uma vaga no Sul-Americano da categoria", completa.

F2- Claudine Paola, atleta Sub-23

Entre os atletas do salto em distância que representaram o CEE na primeira etapa do Desafio Caixa Indoor, apenas um compete em São Paulo. Enquanto Lucas Marcelino e Paula Catarina dos Santos serão poupados, Tiago da Silva está confirmado. Mesmo favorito por ter conquistado o ouro em São Caetano, seu treinador, Nélio Moura, acredita que a disputa está aberta. " A prova do salto em distância é muito ampla, uma das melhores que o Brasil tem hoje. O Tiago é Sub-23, mas desde 2013 tem sido muito competitivo, principalmente depois da convocação para a seleção brasileira. Temos consciência de que é uma disputa nivelada por cima, com fortes concorrentes. Não digo que ele é favorito, mas com certeza fará um bom salto", destaca.

F3- Tiago da Silva em São Caetano

 A competição deste sábado, com realização da Confederação Brasileira de Atletismo e co-organização da Federação Paulista de Atletismo, prevê a disputa de 26 provas em duas etapas, a partir das 08:50, com os 3.000 m feminino, final por tempo. São esperados cerca de cem atletas de 30 clubes do Brasil, além de representantes da Argentina, Chile, Venezuela e Angola. Atletas como a saltadora Keila Costa e os velocistas Bruno Lins e Vitor Hugo, alguns dos melhores do Brasil, são atração do Desafio.



Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
 


A I / ZDL
Foto1-2 / Flávio Perez / Orcampi / Divulgação
Foto3 / Fernanda Paradizo / CBAt / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário