10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo agita o ciclismo nacional na próxima semana

Written By Podio Sport on terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 | 20:36


.

Disputa, a melhor a mais importante do calendário nacional, será entre os dias 9 e 16, com mais de mil quilômetros 




São Paulo (SP), 04/02/14 - O melhor do ciclismo nacional e destaques de outros cinco países estarão reunidos no país entre os dias 9 e 16 de fevereiro. A razão disso é o 10º Tour do Brasil/Volta Ciclística do Estado de São Paulo, o mais importante evento do calendário. Estarão presentes 20 equipes, percorrendo mais de mil quilômetros por várias cidades paulista e também Monte Verde (MG), em busco do topo do pódio e também dos pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), da classe. 2.2. Com oito conquistas, o Brasil quer manter a hegemonia contra representantes da Colômbia, Paraguai, Itália, Portugal e Rússia.

Na temporada 2014, o evento trás novidades. Primeiro, no que diz respeito ao percurso, incluindo novas cidades e seguindo para Minas Gerais, com a penúltima etapa terminando em Monte Verde. As alterações fizeram com que o percurso se tornasse ainda mais técnico, exigindo boa preparação das equipes e ciclistas. Outra atração é com relação à etapa final, com a Copa da República. Um circuito de cerca de 70 km, também com premiação distinta, motivará os cerca de 160 ciclistas na fechamento da competição. Mais detalhes no site oficial, www.tourdobrasil.com.br.

O roteiro, com as distâncias de cada prova, é o seguinte: 9/02, Barueri/Sorocaba, 112 km; 10/02, Sorocaba/Botucatu, 146 km; 11/02, Botucatu/Brotas, 152 km; 12/02, Brotas - Contrarrelógio, 28 km; 13/02, Brotas/Águas de Lindóia, 191 km; 14/02, Águas de Lindóia/Atibaia, 157 km; 15/02, Atibaia/Monte Verde(MG), 102 km; 16/02 - São Paulo - Circuito no Centro, 70 km.

O ciclismo nacional estará presente com 14 times, sendo as oito mais bem colocadas no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) de encerramento da temporada 2013, de quatro estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O evento contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

A lista de equipes nacionais é encabeçada pela atual bicampeã do Tour do Brasil, a Funvic/Brasil Invest/São José do Campos (SP), atualmente na terceira posição do ranking. As outras representantes, por ordem de classificação, são a São Francisco Saúde/Açúcar Caravelas/Gold Meat/SME Ribeirão Preto (SP), UFF de Ciclismo/Rio de Janeiro (RJ), Clube Dataro de Ciclismo/Bottecchia/Maxxys Calypso/Rudy Project/Cascavel (PR), Ironage/Colner/Sorocaba (SP), São Lucas/Giant/Bontranger/ Americana (SP), Memorial/Prefeitura de Santos (SP), Suzano/DSW Automotive (SP), Velo/Seme Rio Claro (SP), Avaí FC/FME Florianópolis (SC)/APGF, Barueri (SP), ADF/Bauducco/JKS/SIL/Guarulhos (SP), Route Bike (SP), Assoc. Radical Sports Club/Boituva (SP).

10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo

Estrangeiros

O ciclismo colombiano terá dois fortes representantes, a EPM Une Ciclismo e a 472. A EPM Une Ciclismo, criada em 1999, terminou a temporada 2013 na quinta colocação da UCI America Tour - foi a 1ª em 2011 -. No ano passado venceu a Volta da Colômbia e o Tour do Rio. Já 472 compete profissionalmente desde 2006, sendo que na temporada passada venceu eventos como A Volta de Léon e o Tour da Alsácia. Completando a relação de sul-americanos estará a Start-Trigon Cycling Team, do Paraguai, 22ª no UCI América Tour. O representante paraguaio começou em 2011 e disputa provas em três Continentes.

A Androni Giacattoli - Venezuela é uma das principais equipes italianas. Criada em 1996, disputa o Circuito Continental da UCI e também o Pro Tour (convidada). No ano passado venceu a Volta da Venezuela e o Giro di Toscana, entre outros. Depois de se destacar na categoria Sub-23, a OFM/Quinta da Lixa - União Ciclistas Sobrado, de Portugal, fez sua estreia no profissional em 2013. A equipe tem se destacada em provas internacionais e aposta num bom resultado no Brasil.

A seleção da Rússia completará a relação de estrangeiros no 10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo. Com um grupo que mescla atletas experientes e novatos, os destaques são Artur Ershov, segundo colocado no Europeu de Estrada em 2013, e Ivan Savitsky, campeão europeu de Sub-23, primeiro em perseguição por equipes, e vice-campeão do Tour do Báltico, todos no ano passado, entre outros.

10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo

Mais informações no site www.tourdobrasil.com.br 


A I / MBraga Comunicação
Foto / Sérgio Shibuya / MBraga Comunicação / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário