Duda e Keila seguem, na Europa, preparação para o Mundial Indoor de Sopot

Written By Podio Sport on sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 | 19:30


.

O saltador em distância, atual campeão mundial indoor, e a recordista brasileira do salto triplo, atletas do Clube BM&FBOVESPA, começam a competir em pista coberta




F1- Duda salta em Birmingham no dia 15
São Paulo - Mauro Vinícius da Silva, o Duda, está otimista para o Mundial Indoor de Sopot, na Polônia, de 7 a 9 de março, a competição mais importante da temporada. Duda entra na disputa com o status de atual campeão mundial indoor no salto em distância, título conquistado em Istambul/2012, com 8,23 m - saltou 8,28 m na qualificação, recorde brasileiro indoor. Em Sopot, o atleta do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA pretende superar sua melhor marca pessoal, 8,31 m. "É a primeira vez que vou defender um título mundial. Sinto uma responsabilidade a mais, mas não deixo isso virar pressão. Se não, fica um peso muito grande nas costas." Keila Costa, recordista brasileira do salto triplo (14,58 m), é mais uma saltadora do Clube BM&FBOVESPA que estará em ação em Sopot.

Desde que voltou aos treinos depois do período de descanso que se seguiu ao Mundial de Moscou - foi quinto, com 8,24 m -, Duda só disputou os Jogos Abertos do Interior, ainda na pré-base da preparação. Quando começaram os treinos de salto, ainda em São José do Rio Preto, no início de dezembro, sentiu dores na coxa e depois no tendão de Aquiles. Teve de interromper os treinos. Agora, tenta recuperar o tempo perdido. "Não deixa de ser um contratempo, mas, ao mesmo tempo, aumenta a motivação porque você sabe que tem de superar o problema. Já não sinto mais dores, o que é bom sinal, e estou mais forte."

Respirando atletismo

O saltador viaja para Portugal no dia 9, em companhia do técnico Aristides Junqueira, o Tide, e vai dar sequência à preparação no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa, que será sua base na Europa até o Mundial. "Gosto de ficar mais concentrado, respirando atletismo, isso é fundamental. E a pista do Jamor também é muito boa."

No caminho até Sopot, Duda tem apenas uma competição já confirmada: o British
Athletics Grand Prix, em Birmingham, no dia 15. "A competição é uma preparação, tem de usar para acertar marca, fazer a adaptação ao indoor, saltar em pistas iguais às do Mundial para não ter nada com que se preocupar lá", diz Duda, que está treinando no ginásio indoor do Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. "A pista indoor aqui é o mais próximo do que vou encontrar em Sopot."

Duda não está especialmente preocupado com os adversários que encontrará na Polônia, nem mesmo com a notícia de que o russo Aleksandr Menkov, campeão mundial em Moscou (8,56 m), se machucou e não participará da disputa. "Aprendi uma coisa importante: parar de pensar nos outros e evoluir. Se o russo não vai, tem mais um monte que vai. Tem o Luis Rivera, o Eusébio Cáceres, o Ignisious Gaisah... Se começar a olhar currículo de todo mundo, você se preocupa. É melhor deixar eles olharem o meu", finaliza Duda.

F2- Duda é o atual campeão mundial indoor no salto em distância

Keila: "Estou mais forte"

Keila Costa, recordista brasileira do salto triplo, que também se prepara para o Mundial de Sopot no CT do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, garante que a forma física está excelente. "Comparando a minha melhor forma do ano passado com agora, evoluí muito. Estou mais rápida, mais leve, mais magra, me sentindo bem melhor, mais preparada. Também estou mais forte. Tenho o acompanhamento da nutricionista do Clube, estou frequentando mais a fisioterapia, fazendo um trabalho de prevenção de lesões mesmo, e tudo isso faz muita diferença na preparação", diz a atleta, recém-chegada de um camping de treinamento em Juiz de Fora, que fez parte do planejamento para Sopot.

Keila viaja para a Europa no dia 8. No dia 11, disputa o salto triplo em Eubonne, próximo a Paris; no dia 15, faz salto em distância no British Athletics Grand Prix, em Birmingham, ao lado de Duda. Depois do Mundial, Keila segue para o Chile - vai disputar os Jogos Sul-Americanos, de 13 a 16 de março, em Santiago.

F3- Keila vai disputar salto triplo na França e em distância na Inglaterra

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrape de Jornalismo
Foto1 / Osvaldo F. / Contrapé / Divulgação
Foto2-3 / Agência Luz/BM&FBOVESPA / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário