Salvador recebe Clínicas e Jogos de Esportes Adaptados

Written By Podio Sport on quinta-feira, 28 de novembro de 2013 | 20:37


.

Nesta sexta-feira (29/11) e sábado (30/11), a partir das 09h, no Centro de Esportes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, será realizada a última série das Clínicas e Jogos de Esportes Adaptados - capacitações gratuitas em modalidades esportivas voltadas para profissionais de Educação Física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência. No domingo (01/12), fechando as atividades, será realizada a “Caminhada Verão Especial - o Sol é Para Todos", que sairá da Boca do rio, às 07h30, e seguirá até o Jardim de Alah, orla de Salvador.

O projeto - promovido pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) - tem por objetivo formar profissionais que possam propagar os mais diversos tipos de esportes adaptados, a fim de aumentar o quantitativo de deficientes praticando atividades esportivas no Estado e, consequentemente, prepará-los para competições estaduais, nacionais e internacionais.

Atletas e Profissionais de Educação Física serão responsáveis por instruir os participantes, com conhecimentos teóricos e práticos acerca de modalidades esportivas adaptadas.  As aulas terão duração de dois dias, em uma carga horária total de 20h.

Durante o mês de novembro, as capacitações ocorreram em três municípios baianos: São Francisco do Conde, Riachão do Jacuípe e Itabuna. Em Salvador serão ofertadas aulas de esportes adaptados para as modalidades de goalball, futebol de 5, atletismo, handebol e futsal.

Segundo o presidente da FBDPAR as clínicas têm como objetivo qualificar profissionais no paradesporto. "O esporte paralímpico está crescendo e nós temos um contingente muito grande de pessoas com deficiência no Estado (segundo dados do IBGE, 25,9% da população). Nosso intuito é ampliar o quantitativo de pessoas praticando esporte, com vistas na participação delas na paralímpiadas de 2016", explica o presidente.

Nas clínicas realizadas entre abril e julho deste ano em Salvador, Alagoinhas, Jacobina, Jequié e Guanambi, os participantes receberam instruções sobre goalball, bocha, futsal, futebol de cinco, capoeira e natação. Em Jequié, o evento contou com a participação da paratleta capixaba de goalball, Valkilene Lannes, e, em Salvador, com representantes da Federação Nordestina de Esportes para Cegos (Fenec). De acordo com Audival, cerca 400 pessoas participaram das clínicas.

Atletas e Profissionais de Educação Física serão responsáveis por instruir os participantes, com  
conhecimentos teóricos e práticos acerca de modalidades esportivas adaptadas

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail fbdp01@gmail.com ou presencialmente. Mais informações no site http://www.fbdp.com.br/, pelo telefone 71 9185.2942 ou pelo e-mail:fbdp01@gmail.com.



A I / Sudesb
Foto / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário